Jovens de Itamarandiba elaboraram proposições de lei que serão levadas para a etapa regional, em Montes Claros
Aconteceu na quinta-feira, dia 02 de julho de 2015, a Plenária Municipal do Projeto Parlamento Jovem de Minas – Itamarandiba, que tem como tema neste ano de 2015 “Segurança Pública e Direitos Humanos”.
De acordo com informações contidas no sitio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o Parlamento Jovem de Minas funciona por meio de três etapas, da seguinte forma:
Em Itamarandiba, 15 Jovens do ensino médio, das Escolas Estaduais São João Batista, Mestra Bezinha Gandra e Colégio conexão, elaboraram e votaram proposições de lei referente à segurança pública e direitos humanos, abrangendo os subtemas: Prevenção Social contra o Crime, Proteção de Segmentos Vulneráveis à violência, e Novas Perspectivas Para Atuação Policial.
Os jovens, membros do Parlamento Jovem de Minas – Itamarandiba, tiveram contato com técnicos no decorrer do semestre, que voluntariamente compartilharam o seu conhecimento e vivência profissional sobre a “Segurança Pública e os Direitos Humanos”.
O Parlamento Jovem de Minas - Itamarandiba tem como monitores neste ano de 2015: Dr. Marcos Piovezan Fernandes (Advogado), Dra. Michelle Cristina Oliveira (Advogada), Sargento Alcântara (Polícia Militar), Dr. Vinicius de Barros Mendonça (Delegado de Polícia Civil), Sra. Alcione Bravo (Servidora da Câmara Municipal), Sra. Josiele Cristina dos Santos (Assistente Social), Dr. Diego Espíndola Sanches (Ministério Público de Minas Gerais), Sr. Valter Cruz (Servidor da Câmara Municipal de Itamarandiba) e Marlúcio (Professor da Escola Estadual São João Batista). Também contou com o apoio dos Vereadores da Câmara Municipal de Itamarandiba, das Direções das Escolas Estaduais São João Batista e Mestra Bezinha Gandra e do Colégio Conexão, bem como da 183ª Subseção da OAB/MG e Paróquia São João Batista.
Durante a Plenária Municipal, os jovens do Parlamento Jovem de Minas – Itamarandiba votaram 6 (seis) proposições, das quais 3 (três) foram aprovadas e serão votadas na Plenária Regional de Montes Claros, e, se aprovadas, poderão ser votadas em Belo Horizonte, na Plenária Estadual. A Plenária regional (Montes Claros) e a Estadual (Belo Horizonte) contarão com a presença dos jovens do Parlamento Jovem de Minas – Itamarandiba.
Durante a Plenária Municipal, o Presidente da Câmara Municipal de Itamarandiba, Sr. Eduardo César Moreira, ressaltou a alegria da implantação do Projeto e novamente externou o apoio da Casa à juventude. Os monitores Josiele, Dr. Marcos, Dra. Michelle e o Vereador Marcos Morais salientaram a importância do projeto e o orgulho dos jovens, que de forma brilhante elaboraram e votaram as propostas. O jovem, Leandro Gonçalves, membro do Parlamento Jovem de Minas – Itamarandiba, externou sua felicidade em participar do Projeto, esclarecendo tratar-se de uma grande oportunidade.
No evento estiveram presentes os Vereadores Eduardo César Moreira, Valdir Teixeira, Antônio de Pádua, Sebastião Antônio Amaro, Vanderlei do Contrato e Marcos Morais; a Sra. Fernanda Correia, Representante da Aperam; o Dr. Marcos Piovezan; a Sra. Josiele Cristina dos Santos, Assistente Social; o Sr. Gelmar Gomes, Representante do Executivo Municipal; além das Coordenadoras do Projeto, Bethânia Salermo e Dra. Michelle C. Oliveira; e demais membros da sociedade civil.