Com o desgaste que o meio político sucessivamente vem enfrentando, é natural que os cidadãos, que sempre acreditaram no poder público como forma de potencializar o crescimento municipal, venham se afastando a cada dia, o que é um erro.
É diante dessa descrença popular, que o Partido Republicano Brasileiro (PRB) Itamarandiba surge com a missão de não apenas renovar as esperanças dos munícipes, mas sobretudo promover uma renovação na forma de se fazer política. Nesse caso, investindo em pessoas vocacionadas à coletividade e não em políticos profissionais, que ano após ano têm se revezado sem que consigam alcançar os resultados prometidos.
Não por acaso Gilson Hosana, presidente do PRB no município, costuma dizer que "queremos mostrar ao povo que gente como a gente pode fazer política". Ele ainda acrescenta que "a contribuição dos representantes políticos tradicionais da nossa cidade deve ser reconhecida e respeitada, haja vista, cada um à sua maneira e ao seu tempo, ajudou nossa cidade. Porém o modelo administrativo se mostra cansado, necessitando de renovação urgente".
Ora, reconhecidamente tal renovação não se consegue da noite para o dia. Contudo o PRB está dando o primeiro passo, e estabelece como critério primordial para se filiar ao partido, pessoas que nunca ocuparam cargo eletivo, quer no Legislativo ou no Executivo.
O projeto é audacioso e tem como diferencial a formação cidadã. Segundo Gilson Hosana, "não se pretende formar políticos, mas sim capacitar pessoas para o pleno exercício da cidadania. O ponto alto é que todos os candidatos do partido só concorrerão às eleições após participarem de cursos voltados ao conhecimento das Leis que regem nosso município, a exemplo da Lei Orgânica, Código de Posturas, Regimento Interno da Câmara Municipal, enfim.", disse.
Outro tema a ser estudado é o Processo Legislativo, que é de fundamental importância para a fiscalização e elaboração de Leis. E por falar em Leis, o grupo é ferrenho crítico da inexistência do Plano Diretor, que sem ele a cidade não sabe para onde vai. E o mais grave. O Estatuto das Cidades prevê a elaboração do Plano desde 2006, e o de Itamarandiba ninguém tem notícia.
O poder emana do povo
Entusiasta da participação popular nas esferas governamentais, para o presidente Gilson Hosana "a exitosa implementação de políticas públicas só é alcançada através do conceito plural e efetiva participação de todo seguimento da sociedade e cadeia produtiva, sejam elas associações de bairro, rural, sindicatos empresariais, empregados, conselhos classistas, etc. Não tenho dúvida que o fortalecimento da sociedade organizada é o alicerce para um governo propositivo tão necessário para o desenvolvimento da cidade.”, disse.
O partido convida a todos para que participem das reuniões periódicas e conheçam o projeto baseado nos princípios republicanos da liberdade individual e de associação.
O PRB Itamarandiba objetiva participar das eleições de 2016, lançando candidatos ao Executivo e Legislativo. O partido entende que não há mais espaço para as corriqueiras promessas irrealizáveis como se tem feito anos a fio. Nesse caso apresentará proposta de governo colhida através de fóruns temáticos, que estabelecerão quais as prioridades do município.
Por fim Gilson Hosana enfatiza que "a promoção democrática aproximará as esferas das políticas públicas e a vida social, de forma a provar que juntos somos mais. Juntos seremos a força da renovação.", disse.
PRB