Pais e alunos acampam na porta de Escola Estadual no Centro de Itamarandiba para garantir vaga

Dez 11, 2016 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Desde quinta-feira, (08), pais e alunos estão acampados na porta da Escola Estadual São João Batista. O motivo é conseguirem vagas para que os jovens possam estudar no próximo ano na escola que fica situada na região central de Itamarandiba.

As vagas são referentes ao ensino médio e por vários fatores muitos dormem no local para garantir as primeiras vagas na escola. O fato se repete há vários anos e sempre a população reclama da situação constrangedora que passam para assegurar uma vaga na escola.

Segundo pais de alunos que não quiseram se identificar relatam que alguns dos fatores para a procura da matrícula é a localização da escola, ambiente e preferências dos alunos.

Durante os dias em acampamento, pais e alunos sofreram com o forte calor, chuva e ventanias e tiveram suas barracas arrancadas com os fortes ventos. Há relatos de tentativas de furtos já que todos ficam expostos na rua, mas nada confirmado com registros de ocorrências.

 

Período de matrículas na rede estadual de ensino começa na segunda-feira (12/12)

 

Já a central de Impressa do Governo de Minas, divulgou que as matrículas na rede estadual de ensino começam na segunda-feira (12) e que candidatos que fizerem a matrícula dentro do prazo estabelecido terão sua vaga assegurada em uma escola pública próximo à sua residência. 

Pais e responsáveis de estudantes que desejam ingressar na rede pública de ensino em 2017 devem ficar atentos ao período de matrículas, que tem início nesta segunda-feira (12/12).  A matrícula deve ser feita na escola para o qual o cadastrado foi encaminhado até o dia 16 de dezembro.

Os cadastrados de Belo Horizonte já receberam uma carta com a orientação da escola para qual o candidato foi encaminhado. Já os cadastrados no interior devem procurar os postos de cadastramento de seu município ou a Superintendência Regional de Ensino (SRE) da localidade para saber para qual escola foi encaminhado.

O candidato que fizer a matrícula dentro do prazo estabelecido terá sua vaga assegurada em uma escola pública próxima à sua residência para a qual ele foi encaminhado por meio do Cadastramento Escolar. Aquele que não se matricular no prazo previsto será encaminhado para uma escola onde houver vaga remanescente.

Para a efetivação da matrícula, além do preenchimento da ficha de matrícula, deverão ser entregues, obrigatoriamente, na secretaria escolar: cópia e apresentação do original da conta de luz da residência do candidato, preferencialmente, ou de outro comprovante de endereço recente; cópia e apresentação do original da certidão de nascimento ou carteira de identidade; e comprovante de escolaridade, quando for o caso de transferência ou retorno aos estudos.

Confira no link abaixo a resolução que estabelece as normas para a realização da matrícula:
http://jornal.iof.mg.gov.br/xmlui/handle/123456789/164685

 

Balanço Cadastramento Escolar 2017

Foram inscritos 169.603 crianças e estudantes que desejam ingressar na rede pública de ensino, estadual e municipais, em 2017. O Cadastramento foi realizado no mês de junho deste ano. 

O Cadastramento Escolar permite ao Governo do Estado e às prefeituras dimensionarem a demanda escolar, encaminhando com tranquilidade as crianças que vão iniciar os estudos, os alunos que desejam a transferência para a rede pública e os estudantes que queiram retornar à escola, seja qual for o ano do ensino fundamental.

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
HomeEducaçãoAlunos e professores da E.E. Mestre João Silvério, realizam II Feira de Ciências e Mostra de Trabalhos com o tema “Sustentabilidade e Meio Ambiente”