O Sarau Literário é um evento cultural e/ou musical que traz como foco principal a abordagem à literatura. A Escola Estadual São João Batista realizou, pelo terceiro ano consecutivo, o seu sarau, desta vez com o tema “Brasil, meu Brasil brasileiro! Vou cantar-te os meus versos”, e como sempre contando com a fundamental participação dos alunos da escola e, com as orientações, principalmente, da Professora de Língua Portuguesa, Ana Lúcia. O evento deste ano foi realizado no Salão da Maurisa, nesta sexta-feira(09).
No portão do Salão, os convidados eram recepcionados por elegantes e simpáticos alunos, à partir das 20:00 horas. Ao entrar no salão se depararam com tremenda organização: mesas bem-dispostas e com enfeites artesanais, e alunos caracterizados que andavam por entre as mesas, causando uma grande expectativa positiva em relação às apresentações.
Assim que o evento se iniciou, os alunos se transformaram em músicos, dançarinos, personagens de nossa literatura e etc. O objetivo principal de um evento como este é reunir pessoas para relembrar e exaltar a importância da literatura, assim como retratar a diversidade existente na cultura e na história do Brasil, assim como com a apresentação dos grandes clássicos “Morte e Vida Severina” e “Navio Negreiro”, que assim como tantos outros marcaram e ainda marcam a literatura brasileira, mas o que os envolvidos apresentaram ao público foi intenso, como reviver grandes clássicos de nossa literatura e não apenas citá-los, prendendo completamente a atenção do público presente no local, fazendo-os viajar entre os poemas, teatros, músicas e demais atrações que eram apresentadas.
E assim como a grandeza do espetáculo apresentado, o público também deu um show, aplaudindo fervorosamente cada uma das apresentações.
Ao fim do evento, alunos se reuniram e prestaram uma homenagem à professora Ana Lúcia, causando comoção em muitos dos presentes, fazendo com que ela, assim como toda a direção da escola e os demais envolvidos no trabalho se sentissem parabenizados com o resultado do espetáculo, e da mesma forma orgulhosos com seus alunos.