O governo federal reconheceu na quinta-feira, 14 de agosto, situação de emergência em 12 municípios da Bahia, Minas Gerais e Santa Catarina. Portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil com essas decisões foi publicada no Diário Oficial da União de quinta-feira (14/08).
Na Bahia, foi reconhecida situação de emergência nos municípios de Andorinha, Curaçá e Presidente Dutra, por causa da estiagem. Em Minas Gerais, estão na lista as localidades de Águas Vermelhas, Chapada do Norte, Itamarandiba, Mamonas e São Francisco, por estiagem, e Taiobeiras, por vendaval. Em Santa Catarina, foi reconhecida situação de emergência em Itá, Lacerdópolis e Quilombo, por problemas causados por chuvas intensas e enxurradas.
Conforme o Ministério da Integração Nacional, situação de emergência é caracterizada por uma situação anormal, decretada em razão de desastre que, embora não excedendo a capacidade inicial de resposta do município ou do Estado atingido, requer auxílio complementar do Estado ou da União para as ações de socorro e de recuperação.
O jornal Estado de Minas fez uma reportagem especial no mês de julho relatando a situação da falta de chuva na região com o tema "Falta água para viver no Norte de Minas e no Vale do Jequitinhonha" acesse http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2014/07/25/internas_economia,551696/falta-agua-para-viver-no-norte-de-minas-e-no-vale-do-jequitinhonha.shtml
Fonte:A tarde On Line / com alterações