“Com o sangue dos mártires professamos nossa fé”
Entre os dias 5 e 14 de setembro, a comunidade paroquial de Itamarandiba celebrou a festa de seu padroeiro, com o testemunho do martírio de São João Batista. A abertura solene foi na madrugada do dia 5 de setembro com a tradicional queima de fogos, a qual marcou o início das festividades.
A tradicional festa deste ano, além de contar com a participação de todos os membros de pastorais e comunidades da paróquia, realizou várias atividades sociais no decorrer da festividade, demonstrando a fraternidade paroquial que já é própria de nossa cidade.
No período da festa, muitos outros sacerdotes de nossa região tiveram a oportunidade de presidir as celebrações da festa, cada um deles trazendo em sua bagagem um pouco de sua simpatia e sabedoria.
Da mesma forma, diversas famílias da comunidade foram agraciadas com as visitas das imagens peregrinas de São João Batista em suas casas. Neste ínterim, houve grande movimentação da população durante os dez dias de celebração, marcados sempre pela presença maciça e fiel dos católicos desta cidade que, na oportunidade, desfrutaram das orientações espirituais e, da mesma forma, participaram dos momentos de convivência nas barraquinhas com comidas típicas, leilões e na realização dos sorteios das ceias ofertadas por membros da comunidade paroquial.
Nas palavras de Alexandre Milton de Andrade, da Paróquia São João Batista, um agradecimento: “A todo o povo de Itamarandiba, queremos elevar nosso agradecimento pela exuberância de zelo e religiosidade que alcançaram todos os limites de nosso município. Ainda em tempo, agradecemos aos paroquianos da nossa “paróquia-irmã” São Sebastião, na pessoa do Monsenhor (Pe.) Borges por todo apoio e fraternidade. Não podemos deixar de enaltecer ainda nosso Pároco Padre Ricardo César e nosso Vigário Paroquial Padre Celso de Almeida que esforçadamente vêm trabalhando para uma melhor evangelização. Que São João Batista, aquele que precedeu Cristo no nascimento e na morte seja para nós um intrépido intercessor! A todos que colaboraram conosco, a nossa gratidão.”
Fotos: Adélia Frois