O Distrito de Penha de França, pertencente a Itamarandiba, acomoda belíssimas riquezas naturais e culturais. Parte de uma natureza exuberante possui a expressiva “Lapa Santa”, onde há sinais rupestres, representando figuras indígenas e animais, revelando vestígios do passado.
A região também é notadamente conhecida pelos mistérios que cercam sua história. A aparição de Nossa Senhora Aparecida em troncos de árvores fez com que seus moradores edificassem, em sua devoção, a Igreja de Nossa Senhora da Penha.
A devoção à Nossa Senhora também é explicada pela sua aparição, em 1904, para duas meninas chamadas Guida e Rosalina. Desde então, iniciaram-se romarias pela fé em Nossa Senhora da Penha.
Entre os dias 18 a 21 de setembro aconteceu a tradicional Festa de Nossa Senhora da Penha. A festeira de 2014, conhecida por todos como Tonha da Penha, organizou o evento que contou com a participação da comunidade local.
Várias pessoas visitaram a localidade e acompanharam as celebrações das missas, procissões, hasteamento do Mastro, fogos de artifício, marujada, entre outras atrações.
Mais que um ato religioso, a festa significa o resgate da cultura de um povo, onde o distrito tricentenário é referência em belezas naturais e manutenção de um modo simples de viver.