Demonstrando enorme contentamento com a notícia, o Prefeito itamarandibano, Erildo Gomes, explicou que os novos distritos foram instituídos pelas Leis Municipais nº 2631 e 2632, ambas de 12/03/2014, publicadas em 28 de março de 2014. Gomes informou, ainda, que a elevação dessas comunidades à distritos é um sonho que se realiza, pois segundo ele, a população local esperava por essa conquista há muitos anos. “Estamos contribuindo e fazendo parte de uma história que começa a ser escrita. Os moradores de Várzea de Santo Antônio, Santa Joana, Santa Luzia e Dom Serafim estão conquistando algo muito relevante na vida de cada um. Com a criação dos distritos a chegada da telefonia móvel e instalação de órgãos essenciais como cartório e correios, são benefícios que poderão chegar com maior rapidez para a população.”, esclareceu o Prefeito.
De acordo com a Lei Complementar 37, de 18 de janeiro de 1995, para a criação de distritos é necessário seguir alguns requisitos, por exemplo: o lugar tem que possuir ao menos 200 eleitores, mínimo de 50 moradias e escola pública. Nesse sentido, o Secretário Municipal de Administração, Planejamento e Finanças, Ehlerman Cordeiro Leal, fez questão de ressaltar que a criação dos quatro distritos aconteceu após a Prefeitura de Itamarandiba contratar o IGA para realizar um estudo técnico. “Foram muitos os trâmites até que pudéssemos criar esses distritos. Contudo, posso afirmar que com muito afinco o executivo municipal fez a parte dele. Isso sem esquecer de agradecer os vereadores que votaram o texto apresentado para que em fim o Prefeito pudesse sancionar a Lei de criação.”, diz o Secretário.
O município de Itamarandiba passa a ser composto agora por 07 distritos, sendo eles: Penha de França, Contrato, Padre João Afonso, Santa Joana, Dom Serafim, Várzea de Santo Antônio e Santa Luzia de Minas.
Fonte: Ernane Fróis: ASCOM: Prefeitura Municipal de Itamarandiba