Através de denúncias de moradores da região de Mandiocussu, zona rural de Itamarandiba, os vereadores Claudinei Fernandes, Eduardo Moreira, Douglas Gandra, Marcio Daniel, Mauro Gaspar, Valdir Bispo e Ciderley Cena estiveram no local averiguando a situação em que se encontra a obra da empresa que atua na região.
Com a obra, o Rio está sendo represado para que a água seja usada na irrigação de plantio de café. Com isso o curso natural do rio, foi interrompido e vários moradores estão sendo prejudicados, uma vês que usam da água para sua sobrevivência e de seus animais.
Dois canos PVC e dois registros estão sendo usados para que a água chegue aos moradores de forma controlada.
Por sua vez os vereadores tomaram providências e mandaram um representante para a cidade de Diamantina, sendo o vereador Ciderley Cena, que reuniu com representante da SUPRAM, Ângelo Marcio Gomes, para que fossem esclarecidos os fatos, já que segundo informações a obra foi autorizada por órgãos competentes.
O Vereador Ciderley Cena esteve na SUPRAM no dia 03 de fevereiro, representando os vereadores citados acima, para apresentar ofício da denúncia com anexo de fotos e assinatura dos vereadores.
Em resposta o superintendente Ângelo Marcio, se colocou a disposição para esclarecimento de possíveis dúvidas do processo sobre a barragem feita no Mandiocussu, entregou copia do processo para que todos os vereadores pudessem ter conhecimento dos fatos.
Para discutirem a atual situação e esclarecimento a população, será marcada uma Audiência Pública, aguardando posicionamento do superintendente para confirmar o dia.
Os vereadores também estão encaminharam copia do processo para o Prefeito Municipal, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente e Promotoria de Justiça para que possam ter ciência dos fatos e tomarem as medidas cabíveis.
Segundo os parlamentares caso a situação não se resolva os vereadores e população irão tomar outras providencias dentro da legalidade.