Na data de 24 de março, os vereadores Eduardo Moreira, Mauro Bispo e Douglas Gandra, estiveram, na sede do IDENE – Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais, na Cidade Administrativa em Belo Horizonte. Foram recebidos por Arlete Pereira, coordenadora do programa Um Leite Pela Vida e por André Rodrigues, coordenador de fiscalização.
Na reunião os representantes do IDENE mostraram todos os processos existentes com relação ao programa, sendo que várias irregularidades foram encontradas em todo o Estado, inclusive em Itamarandiba, o que ocasionou a suspensão do contrato com o laticínio que prestava serviço ao programa.
Os vereadores questionaram sobre o pagamento aos pequenos produtores que não podem ficar no prejuízo, pois forneceram o produto, e então os vereadores receberam a resposta de que os produtores não ficariam sem receber, que os representantes do IDENE irão a Brasília no Ministério de Desenvolvimento Social para tratar do assunto, para que uma forma seja encontrada para o pagamento aos produtores. Assim o MDS irá orientar ao IDENE a forma de como será feito o pagamento aos produtores.
Já com relação à volta do programa para atender às família carentes de Itamarandiba, o IDENE informa que se houver um laticínio interessado em participar do programa, este deverá fazer o cadastro no IDENE para que possam negociar um possível contrato, dentro das normas do programa, assim o leite voltaria a ser entregue às família e entidades que realmente necessitam.
Vereadores de Itamarandiba se reúnem com vice-presidente da COPASA para reivindicar o reinício das obras da ETE
Os vereadores Douglas Gandra, Mauro Buenos e Eduardo Moreira estiveram na sede da COPASA em Belo Horizonte, para se reunirem com o vice-presidente da empresa, Sr. Antônio César Pires de Miranda Júnior.
Em reunião foram discutidos vários assuntos, dentre eles melhorias nas extensões de rede, os serviços nas ruas que após a conclusão deixaram buracos e desnível em alguns pontos, e o assunto principal foi a reinvindicação feita pelos vereadores quanto ao reinício da ETE- Estação de Tratamento de Esgoto.
O vice-presidente, em resposta aos vereadores, garantiu que o mais breve possível iria retomar as obras para a conclusão da ETE e que irá manter contato com os vereadores para dar uma notícia o mais rápido possível.
Vale ressaltar que no mês de fevereiro, os vereadores estiveram com o Sr. Gilson de Carvalho, diretor de Operação Norte, fazendo a mesma cobrança, para a conclusão da ETE.
Os vereadores agradeceram ao vice-presidente da COPASA, mas reafirmaram que irão continuar reivindicando até que as obras sejam reiniciadas, já que o Município está tendo um grande prejuízo na qualidade de vida de seus cidadãos, inclusive por continuar despejando o esgoto no Rio São João, o que é proibido por Lei Federal. Ao término das obras, o esgoto não será mais jogado no rio e sim canalizado às margens dele (susbterrâneo) e levado até a ETE, onde terá o seu destino final.