Momento histórico para a cultura de Itamarandiba. Assim pode ser resumida a reunião realizada no gabinete da Prefeitura Municipal, no dia 12 de novembro de 2018, e que contou com a presença do prefeito, Luiz Fernando Alves, vice-prefeito, Lete Monteiro, médico historiador, Dr. Sebastião Gusmão, presidente da Câmara, Lourdes Gomes Vieira, vereadores e médico, Dr. Luiz Eduardo Miranda Gonzaga.
O encontro teve como objetivo a premissa da implantação do Museu Dr. Alphonse Pavie, grande ícone da moderna medicina de Minas Gerais que no início do Sec. XX trouxe à Itamarandiba um atendimento de saúde de nível científico europeu. Uma medicina comparável ao de seu país de origem, a França, e exercida pela elite médica de Juiz de Fora e Belo Horizonte, centros médicos do Estado naquela época.
De acordo com o médico historiador, Dr. Sebastião Gusmão, todo acervo está concluído faltando apenas o espaço físico para que o memorial seja implantado de maneira definitiva. Ainda, segundo Gusmão, o lugar mais apropriado para a instalação do museu seria o imóvel onde funcionou a antiga Santa Casa de Misericórdia de Itamarandiba; o prédio, projetado e construído em 1.911 pelo próprio Dr. Alphonse, é cópia do Hôtel-Dieu (Casa de Deus) considerado o mais antigo hospital da cidade de Paris; nele estudou os patriarcas Pavie. “Foram anos de pesquisas que resultaram na compilação de vasto material fotográfico, manuscritos, objetos e outros itens que merecem ser preservados e colocados à disposição do público. O que nos falta para criarmos o Museu Alphonse Pavie é o espaço físico; e tenho para mim que o lugar mais apropriado para tal seja o imóvel da antiga Santa Casa onde hoje funciona a Prefeitura Municipal e que em anos remotos serviu de ambiente para atendimento de inúmeras pessoas que até então eram carentes de qualquer atenção médica.”, explicou.
Ao ressaltar a importância de se criar em Itamarandiba um espaço que servirá de instrumento de preservação da memória cultural, o prefeito Luiz Fernando, em consenso com os representantes do Legislativo Municipal, demonstrou grande interesse em estabelecer junto ao Dr. Sebastião Gusmão parceria que viabilize a implantação do Museu Dr. Alphonse Pavie. “Esse encontro é apenas o embrião de algo muito grande e valioso que virá para salvaguardar a conexão existente entre passado, presente e futuro do nosso povo. E com a união da Prefeitura e Câmara, aqui representada por 11 vereadores, com certeza iremos alcançar nosso objetivo.”, diz Alves.
Entretanto, o chefe do executivo observou que o imóvel vislumbrado para o projeto é de propriedade da Aperam BioEnergia. Sendo assim, o prefeito se comprometeu em procurar a empresa para dialogar e chegar a um acordo para que importante memorial seja instalado na cidade. “Acreditamos que o imóvel da antiga Santa Casa seja o ideal para abrigar o rico acervo que retrata a história de um homem que estava à frente do seu tempo. O local está em boas condições de uso; necessitando apenas de pequenos reparos. Feita essa aliança de apoio, o próximo passo é procurarmos a Aperam BioEnergia para apresentar à ela a importância que o projeto tem dentro da conjuntura histórica cultural do nosso município.”.
Além do prefeito, vice-prefeito e médicos, fizeram-se presentes ao encontro os vereadores: Ciderlei Cena, Marcinho do Waltão, Vicentinho Mecânico, Douglas Gandra, Delei do Contrato, Juvenal Pedreiro, Nei Barrela, Eduardo Moreira, Lourdes Gomes, Valdir Pedreiro e Heli Nunes.
Fonte: Ernane Frois Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba