Prefeitura e CACS/FUNDEB deliberam sobre o pagamento de abono aos profissionais da educação básica do sistema municipal de ensino

Dez 30, 2021 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Em reunião realizada ontem, 29 de dezembro, entre o prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves, procurador do município, Dr. Pedro Afonso Fernandes Filho, secretária municipal de educação, Iolanda Meira, e representantes do Conselho de Acompanhamento e Controle Social (CACS) do FUNDEB foi confirmado que o Executivo Municipal de Itamarandiba fará o pagamento do Abono-Fundeb, relativo ao exercício de 2021, aos profissionais da educação básica do município.

A previsão de pagamento do abono já era objeto de amplas discussões junto aos profissionais da educação, sendo que a Câmara Municipal aprovou lei específica, de iniciativa do Executivo Municipal, sancionada pelo prefeito Luiz Fernando no dia 13 de dezembro, autorizando o pagamento de abono aos profissionais. No entanto, no último 27 de dezembro, foi publicada nova lei federal que introduziu alterações substanciais à Lei nº 14.113, de 2020, que regulamenta a utilização dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB).

Por ocasião da reunião, o CACS/FUNDEB, que é o conselho municipal responsável pelo acompanhamento e controle da aplicação dos recursos do FUNDEB no âmbito do município, deliberou pela distribuição do abono, observando-se as novas disposições trazidas pela legislação federal. O Conselho também fixou critérios objetivos, isonômicos e impessoais para garantir a distribuição equitativa entre os profissionais, de maneira que haja justa distribuição dos recursos e que todos os profissionais no efetivo exercício de suas atividades, no âmbito do sistema municipal de ensino, possam receber esperado abono.

De acordo com a nova legislação, são considerados profissionais da educação básica, aptos a percepção do abono-fundeb, os docentes, profissionais no exercício de funções de suporte pedagógico direto à docência, de direção ou administração escolar, planejamento, inspeção, supervisão, orientação educacional, coordenação e assessoramento pedagógico, bem como profissionais de funções de apoio técnico, administrativo ou operacional, em efetivo exercício nas redes de ensino de educação básica.

A efetivação do pagamento do abono está previsto para até o quinto dia útil do mês de janeiro de 2022, ao passo que o regulamento da lei municipal autorizativa do pagamento do abono-fundeb será publicado com o detalhamento da forma de sua distribuição, observando-se os critérios estabelecidos pelo conselho municipal do CACS-FUNDEB.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itamarandiba

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
HomePolíticaSaúde, tecnologia, melhorias: Prefeitura de Itamarandiba investe e entrega tablets para 81 Agentes de Saúde