Aconteceu no dia 29 de agosto, no Plenário da Câmara Municipal, Audiência Pública para debater o Plano Plurianual do Município de Itamarandiba - PPA 2018/2021 -. O evento, realizado pela Prefeitura Municipal, contou com a participação do prefeito itamarandibano, Sr. Luiz Fernando Alves, vice-prefeito, José Lafaiete Andrade Santos “Lete Monteiro”, presidente da Câmara, Lourdes Gomes Vieira, assessor técnico da empresa HLH, Adilson Alves Soares, secretários municipais, vereadores e representantes da sociedade civil, sindicatos, associações de moradores de bairros e distritos do município, de entidades e instituições tais como: ACIAI/CDL, APAE, IEF, APITA, SINDISITA, Centro Social Mali Martin, Hospital de Itamarandiba, Sindicato dentre outros.
Ressaltando que o encontro proporciona a transparência necessária na discussão para elaboração do Plano Plurianual (PPA) para os próximos 04 anos, o prefeito Luiz Fernando salientou a importância do envolvimento da sociedade para que a Gestão Municipal consiga criar atos governamentais compostos por metas prioritárias. O chefe do executivo pontuou, ainda, algumas ações já implementadas pela Administração 2017/2020, especialmente em obras de infraestrutura, e destacou os desafios em realizar novas conquistas. “O município vem cumprindo com os índices de investimentos na educação e saúde, contudo, é certo que a administração pública não conseguirá realizar todas as melhorias necessárias e é por isso que precisamos trabalhar bem com o PPA, com orçamento participativo e demais instrumentos legais para ser o mais eficiente possível e com responsabilidade na execução das obras.”, diz.
No decorrer da Audiência, os participantes sugeriram propostas que visam melhorias nas áreas da saúde, social, ambiental, infraestrutura e outras. O Sindicato Extrativista de Madeira e Lenha de Itamarandiba e Turmalina, por exemplo, defendeu a realização de parcerias para o enfrentamento da escassez hídrica no município itamarandibano e a preservação ambiental; tema discutido e defendido, também, pela Associação dos Apicultores de Itamarandiba (APITA) que agradeceu a atenção da municipalidade para com a cadeia produtiva do mel e ressaltou a necessidade de verificar a questão da emissão de notas fiscais no município para que este não perca receitas e apareça nas estatísticas do governo, visto que é a Capital Mineira do Mel. Já os representantes das Associações dos bairros Florestal, Primeiro de Maio e do distrito de Contrato destacaram a necessidade de execução de trabalhos de infraestrutura e de implementação de ações nas áreas da saúde e esporte em suas regiões de defesa.
Atento às sugestões, o prefeito Luiz Fernando esclareceu dúvidas e pontuou o que pode ser ou não feito dentro das propostas apresentadas pelos participantes. Ao final ele agradeceu o envolvimento da população em Audiência tão importante para que Itamarandiba e itamarandibanos tenham um futuro promissor.
Fonte: Ernane Frois ASCOM: Prefeitura Municipal de Itamarandiba