Imprimir esta página

Plenária Municipal do Parlamento Jovem de Minas acontece na Câmara de Itamarandiba

Jun 14, 2017 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Aconteceu no dia 13 de junho, na Câmara Municipal de Itamarandiba a Plenária Municipal do Parlamento Jovem de Minas, edição 2017, com o tema: Educação Politica nas escolas.

O Parlamento Jovem em 2017 bateu o seu recorde de inscrições, chegando à plenária com cerca de 50 alunos!

No evento estiveram presentes o excelentíssimo prefeito de Itamarandiba, Sr. Luis Fernando; os vereadores Ciderley Cena, Delei do Contrato, Douglas Gandra, Eduardo Moreira, , Juvenal, Claudinei Fernandes, Heli Nunes, Vicentinho Mecânico e demais autoridades da cidade. A ausência da Presidente da Câmara, Lourdes Gomes Vieira, foi justificada por problemas de saúde, sendo ela lembrada pelos presentes.

O Parlamento Jovem de Minas é um projeto apartidário existente desde 2004, de iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais em parceria com a PUC Minas, se desenvolvendo por intermédio da Escola do Legislativo, do Instituto de Ciências Sociais e da Pró-reitoria de Extensão da PUC.

O projeto é direcionado aos jovens do ensino médio e superior dos municípios mineiros, de forma a contribuir com a formação política e cidadã dos alunos, contando com o apoio das Câmaras Municipais para que os trabalhos possam ser desenvolvidos. Por meio de Polos Regionais, os municípios participantes se unem, visando à formação política de seus jovens. Itamarandiba é integrante do Polo Norte Jequitinhonha, juntamente com as cidades de Capelinha, Ibiracatu, Montes Claros e Taiobeiras.

Todos os anos, os alunos elegem um tema a ser trabalhado no ano seguinte, devendo corresponder a assunto de interesse coletivo e importância social. Em 2016, foi escolhido o Tema Educação Política nas Escolas, com três subtemas para serem desenvolvidos ao longo de 2017.

O projeto se divide em três etapas: Municipal, Regional e Estadual.

Nas plenárias municipais, os participantes se encontram, em geral nas câmaras municipais, para discutir e votar propostas sobre o tema do ano. Cada cidade faz seu cronograma, mas o trabalho deve estar finalizado até o dia 23 de junho.

Os documentos votados nessa etapa serão depois levados para discussões nos 12 polos regionais, que devem ser realizados entre 24 de junho e 23 de agosto.

Já a plenária estadual está marcada para setembro. Nessa etapa final, são votadas propostas que compõem um documento a ser repassado à Comissão de Participação Popular, que por sua vez dá encaminhamento formal às deliberações dos estudantes.

As sugestões podem dar origem a projetos de lei ou propostas de ação legislativa.

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Mais recentes de Redação