Aconteceu no dia 13 de junho, na Câmara Municipal de Itamarandiba a Plenária Municipal do Parlamento Jovem de Minas, edição 2017, com o tema: Educação Politica nas escolas.
O Parlamento Jovem em 2017 bateu o seu recorde de inscrições, chegando à plenária com cerca de 50 alunos!
No evento estiveram presentes o excelentíssimo prefeito de Itamarandiba, Sr. Luis Fernando; os vereadores Ciderley Cena, Delei do Contrato, Douglas Gandra, Eduardo Moreira, , Juvenal, Claudinei Fernandes, Heli Nunes, Vicentinho Mecânico e demais autoridades da cidade. A ausência da Presidente da Câmara, Lourdes Gomes Vieira, foi justificada por problemas de saúde, sendo ela lembrada pelos presentes.
O Parlamento Jovem de Minas é um projeto apartidário existente desde 2004, de iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais em parceria com a PUC Minas, se desenvolvendo por intermédio da Escola do Legislativo, do Instituto de Ciências Sociais e da Pró-reitoria de Extensão da PUC.
O projeto é direcionado aos jovens do ensino médio e superior dos municípios mineiros, de forma a contribuir com a formação política e cidadã dos alunos, contando com o apoio das Câmaras Municipais para que os trabalhos possam ser desenvolvidos. Por meio de Polos Regionais, os municípios participantes se unem, visando à formação política de seus jovens. Itamarandiba é integrante do Polo Norte Jequitinhonha, juntamente com as cidades de Capelinha, Ibiracatu, Montes Claros e Taiobeiras.
Todos os anos, os alunos elegem um tema a ser trabalhado no ano seguinte, devendo corresponder a assunto de interesse coletivo e importância social. Em 2016, foi escolhido o Tema Educação Política nas Escolas, com três subtemas para serem desenvolvidos ao longo de 2017.
O projeto se divide em três etapas: Municipal, Regional e Estadual.
Nas plenárias municipais, os participantes se encontram, em geral nas câmaras municipais, para discutir e votar propostas sobre o tema do ano. Cada cidade faz seu cronograma, mas o trabalho deve estar finalizado até o dia 23 de junho.
Os documentos votados nessa etapa serão depois levados para discussões nos 12 polos regionais, que devem ser realizados entre 24 de junho e 23 de agosto.
Já a plenária estadual está marcada para setembro. Nessa etapa final, são votadas propostas que compõem um documento a ser repassado à Comissão de Participação Popular, que por sua vez dá encaminhamento formal às deliberações dos estudantes.
As sugestões podem dar origem a projetos de lei ou propostas de ação legislativa.