Na manhã deste dia 29 de Dezembro de 2016 foi realizada na Câmara Municipal de Itamarandiba-MG a cerimônia de encerramento das atividades do Parlamento Jovem Minas Itamarandiba 2016 é a inauguração simbólica da Escola do Legislativo Escrivão Alberto Frois Pires.
Com a presença dos alunos participantes do projeto e familiares do homenageado com a nomeação da Escola do Legislativo, o evento contou também com a participação de vereadores atuais e eleitos, coordenadores e apoiadores do projeto e população local.
Foram entregues certificados de participação aos alunos e palestrantes como reconhecimento pelos trabalhos realizados no decorrer do ano de 2016, com o tema Mobilidade Urbana.
“Com muito esforço e dedicação concluímos as atividades do Parlamento Jovem Minas em Itamarandiba neste ano de 2016. É muito gratificante ver o desempenho dos alunos e o sucesso do projeto sendo alcançado. E com a inauguração da Escola do Legislativo Escrivão Alberto Frois Pires esperamos atingir um público maior no próximo ano, visando disseminar a educação para a cidadania, lema da nossa Escola. Em nome do Parlamento Jovem Minas Itamarandiba, agradeço a todos que apoiam nosso trabalho e desejo um 2017 abençoado!”. Disse Jiulia Cristina, Coordenadora do Parlamento Jovem Minas em Itamarandiba e Procuradora da Câmara Municipal.
Biografia Alberto Frois Pires – (*07/08/1921 +13/03/2003)
Alberto Frois Pires nasceu no dia 07 de agosto de 1921, no distrito de Penha de França, município de Itamarandiba, em Minas Gerais. Filho de Pedro Celestino Frois e Percília Amália Frois Pires.
Cursou o Ensino Primário 3ª série. Sua infância foi sofrida; ao lado dos poucos irmãos ajudava os pais na lida diária dos afazeres do campo; era comum e normal que naquela época crianças trabalhassem muito.
Em 1936, então com 15 anos de idade, torna-se tropeiro ajudando seu pai “Pedrinho Frois” no transporte de produtos para a cidade de Diamantina. O percurso entre o distrito de Penha de França e a cidade diamantinense durava vários dias (hoje em estrada de rodagem a distância aproximada é de 120 quilômetros). Nessas idas e vindas Alberto, já com 18 anos de idade, recebeu o convite para trabalhar em uma fábrica de vinho da “família Medeiros”, aceitou o chamado e passou a residir em Diamantina. Apesar da não existência de transporte entre sua terra natal e agora sua nova moradia, nunca deixou de visitar seu lugar de origem e seus familiares. O trajeto feito a pé tornava-se mais cansativo com os malotes dos Correios; os quais ele passou a transportar; levando e trazendo as correspondências para o distrito de Penha de França e região.
Em 1942, seu amor pela terra natal e familiares falou mais alto. Voltou para Penha de França e tornou-se comerciante. Nesse período casou-se pela primeira vez. Ao lado de sua esposa, Izabel Frois Pires, tornou-se grande comerciante local e constituiu numerosa família. Aos 45 anos perdeu sua 1ª esposa que veio a óbito devido a um câncer de mama. Viúvo e com 09 filhos para criar, sendo eles: Ercília, Maria Flora, Magali, Izabel, Célia, Luzia, Antônio, José Alberto e Zulma, alguns deles ainda muito pequenos, passou por grandes problemas financeiros.
Em 1945 assumiu o cargo de Escrivão de Registro Civil no distrito penhense, cargo esse exercido até meados de 1993. Nos quase 50 anos no exercício dessa profissão acumulou amizades, respeito e o reconhecimento das pessoas; sendo elas das diferentes classes sociais, raças e religiões.
Atleticano! Homem de muita fé e de bons exemplos, “Sr. Alberto Frois” era um grande conselheiro e sua casa sempre esteve de portas abertas para todos. Ainda hoje seus filhos testemunham e alegram-se com as mensagens de carinho e respeito com que a população se refere à pessoa Alberto Frois Pires. .
Em 1969 casou-se novamente. Dessa vez com Maria Carvalho Frois com quem teve 06 filhos. Sílvia, Alberto Frois Junior, Helaine, Pedro, Adélia e Ernane.
Pessoa honrada, Alberto Frois, juntamente com a nova companheira “Dona Maria”, lutou arduamente para que os 15 filhos tivessem os mais nobres ensinamentos e que pudessem trilhar os caminhos corretos da vida. O que foi executado de maneira exemplar por todos eles.
Em 1994, já aposentado, mudou-se de Penha de França para Itamarandiba, cidade sede do município. Contudo, com grande frequência voltava ao distrito onde nascera e do qual sempre dizia querer ser enterrado.
Em 13 de março de 2003, então com 81 anos, no Hospital de Itamarandiba veio a falecer por causas naturais. Além de 14 filhos, 30 netos e 14 bisnetos, Sr. Alberto Frois, partiu deixando um grande legado a todos aqueles que tiveram a honra de conviver e/ou compartilhar prazerosos momentos ao seu lado. “Fazer o bem sem olhar a quem, ser sempre humilde, atencioso e de coração puro.”.
Em atendimento ao seu constante pedido, sua família o sepultou no cemitério de Penha de França; terra onde nasceu, cresceu, constituiu duas famílias e nunca deixou de amar.