São grandes os desafios a serem enfrentados na gestão que se iniciou em 2017, e, buscando formas alternativas de contribuir, a vereadora Marlene Moreira, fez um compromisso com os Itamarandibanos e, na sessão ordinária do dia 20 de fevereiro de 2017, declarou a doação de suas diárias às instituições organizadas. “ Uma forma de contribuir com a coletividade, haja vista a dificuldade que estas instituições enfrentam para se organizarem. “ Fala da Vereadora.
Ela reafirma o seu compromisso com os cidadãos em fiscalizar, cobrar as demandas da população, e contribuir com a atual gestão no que estiver ao seu alcance.
A mesma já fez doação de diárias no dia 10/03/17, no valor de R$ 450,00, para a Associação Comunitária São Cristovão e R$ 450,00, no dia 07/03/17, para a Associação do Conjunto Habitacional Nova Itamarandiba. Sua próxima doação será para a Associação dos Artesãos, uma vez que ela encontra-se parada desde 2010 e, possui pendências financeiras precisando de apoio. Marlene já procurou a EMATER para se informar e, assim, poder contribuir para a sua legalização, solicitou ao IDENE capacitações e apoio para os artesãos de Itamarandiba e informou ainda que auxiliará os moradores do Bairro São Geraldo na criação da associação de moradores, para a qual contribuirá através de suas diárias e apoio nos projetos de melhorias para os moradores.
Marlene já realizou várias cobranças, dentre elas: oficializou à Superintendência do Meio Ambiente irregularidades na região de Mandiocussu, onde esteve presente apurando a denuncia a pedido de cidadãos; solicitou ao IDENE uma oficina de reciclagem para os artesãos e cursos de artesanato e oficializou ao DEER a necessidade da realização de uma rotatória na entrada da Cidade (chegada por Carbonita).
Solicitou do Deputado Estadual Paulo Guedes, apoio nas demandas da população, seja: retorno do LEITE PELA VIDA; Castra móvel para conter o aumento populacional de cães; a viabilização de recursos para pavimentação das ruas do Conjunto Habitacional; apoio junto ao governo do Estado para os asfaltamento da BR MG 214, Telefonia Móvel para o distrito de Dom Serafim, dentre outros.
Além disso, solicitou via ofício ao Deputado Federal Luis Tibé a viabilidade de doação de um micro-ônibus para os pacientes da Hemodiálise que tratam em Diamantina, dentre outros.
Protocolou oficio ao DEER solicitando a manutenção na BRMG 117, da retirada da vegetação às margens da mesma. Esteve reunida na SEDNOR com o Diretor Geral do IDENE reforçando o pedido do Programa Leite Pela Vida, tirando dúvidas sobre liberação de recursos para associações, produtores rurais e via prefeitura. Visitou a Casa de Apoio, onde entregou Liquidificadores conseguidos através de doação feitas pela Eletro Loja Gomes e Loja do Nô.
Conseguiu via ofício à COPASA a realização gratuita da análise da água da mina, situada à rua da Brígida, e divulgará o resultado assim que concluído.
Recentemente foi eleita e empossada Membra Executiva no Fórum do Alto Jequitinhonha - representando o Legislativo de 17 municípios, onde estará defendendo os interesses dos munícipes.