Jovens de Itamarandiba participam da Plenária Estadual do Parlamento Jovem em Belo Horizonte

Nov 13, 2015 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política de estudantes do ensino médio e este ano teve como tema “Segurança Pública e Direitos Humanos”

 

Aconteceu no dia 23 de outubro, a Plenária Estadual do Parlamento Jovem de Minas, na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

O Parlamento Jovem de Minas, projeto de formação política de estudantes do ensino médio, de iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais em parceria com a PUC Minas e com as Câmaras Municipais, teve como tema em 2015 “Segurança Pública e Direitos Humanos” e contou com a participação de estudantes de 38 municípios mineiros.

Durante a Plenária Estadual os estudantes deram um show de cidadania, respeito, tolerância às diferenças e aprovaram propostas que buscam garantir a segurança e dignidade humana de grupos considerados vulneráveis, condições que melhorem a atuação policial e a segurança de todos os mineiros.

Representaram o PJ de Minas Itamarandiba os estudantes do ensino médio Wesley Araújo (1º ano), Leandro Alves (3º ano) e Diego Meira (3º ano), os quais manifestaram suas opiniões sobre o PJ de Minas.

Para Wesley Araújo “O Parlamento Jovem de Minas foi uma experiência sensacional, me trouxe um conhecimento sobre a formação de leis, a iniciação de projetos, além de me inteirar sobre diversos temas relacionados ao tema desse ano: Segurança Pública e Direitos Humanos. Não Sabia praticamente nada sobre projetos de lei, então ganhei um amplo conhecimento, além de ter construído diversas amizades, com pessoas de muitas cidades, vi também a variedade de pessoas. Dentre tantas experiências, essa foi a melhor para a inclusão do jovem na política. Ano que vem, se Deus quiser, estarei novamente batalhando pelos direitos.”

Já Leandro Alves afirmou: “De todas as mudanças que o projeto me proporcionou, a maior foi em meu caráter. Passei a ver a política, principalmente, com outros olhos. Os valores que me foram passados durante as reuniões do PJ Minas de Itamarandiba irão permanecer comigo independente de onde eu esteja, pois são valores de grande importância para me auxiliar nas minhas futuras escolhas.”

Diego Meira, por sua vez, relatou que “Participar do PJ foi uma forma de transformação do meu caráter no que tange à política e senso comum, tirando de mim o pensamento de politicagem e possibilitando a visão de como atuam os protagonistas que ficam na liderança do Estado.”

Esse foi o primeiro ano que o município de Itamarandiba participou do Projeto em comento, e para o Presidente da Câmara Municipal de Itamarandiba, Eduardo César Moreira, “É uma alegria muito grande ver o empenho dos jovens do PJ e o resultado da dedicação dos referidos e de todos os envolvidos no Projeto. O PJ de Minas Itamarandiba veio para ficar, inclusive, esta Câmara Municipal, por meio de seus membros, propôs e aprovou a institucionalização do projeto, possibilitando que outros jovens possam participar do mesmo, que sem dúvidas, é um avanço na educação e formação política.”

Para Dra. Michelle, uma das coordenadoras do PJ Minas de Itamarandiba, “O Projeto é um presente para a juventude e para a sociedade. Nessa edição pudemos ver a evolução do pensamento dos jovens e o crescimento deles, além do show de cidadania e do respeito/tolerância às diferenças.”

Bethânia, também coordenadora do PJ de Minas Itamarandiba, ressaltou que "O Parlamento Jovem é uma oportunidade única que os jovens estão tendo para conhecerem um pouco mais da política num todo, podendo exercer de forma ativa o papel de jovens atuantes na sociedade. É muito gratificante poder participar dessa revolução que está sendo feita."

 

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
HomePolíticaVereador Delei do Contrato participa de reunião com representante da COPANOR para resolver problema da água no distrito