Foi realizada na noite desta quinta-feira, 23, na Câmara Municipal, a cerimônia de encerramento do Parlamento Jovem de Minas 2017 em Itamarandiba, edição que abordou o tema "Política nas Escolas".
O evento contou com a presença dos alunos, diretores escolares, familiares, presidente da Câmara, Lourdes Gomes, coordenadores do PJ, Betânia e Daniel, os vereadores; Ciderley, Valdir, Mauro, Juvenal, Heli, Claudinei, Vicente e Douglas, além da presença do Prefeito Luiz Fernando.
O projeto existe desde 2004 e é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), e a PUC Minas, por meio do Instituto de Ciências Sociais (ICS) e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).
Em Itamarandiba este é o terceiro ano consecutivo em que o projeto é realizado, e busca a formação política de jovens do Ensino Médio, e os dá a oportunidade de criar projetos de lei com base nos conhecimentos que são adquiridos através de palestras, oficinas de teatro e debates, no decorrer do projeto. Apesar de já estar em sua terceira edição na cidade, este ano surpreendeu à organização pelo crescimento no número de alunos inscritos, passando de 150 inscrições no total, quebrando o recorde de inscrições na história do projeto em Itamarandiba.
Nesta edição o projeto também quebrou o recorde de escolas participantes, contando com: Escola Estadual Mestra Bezinha Gandra, Escola Estadual São João Batista, Escola Estadual Mestre João Silvério e Escola Estadual Betina Gomes (do distrito de Contrato), sendo que este é o primeiro ano em que o projeto se estende à zona rural do município.
Durante a cerimônia foram entregues certificados de participação aos alunos e monitores como reconhecimento pelos trabalhos realizados ao longo do ano de 2017.
Vale ressaltar que o tema a ser debatido pelo Parlamento Jovem em 2018 será: Violência contra a mulher.