Lourdes Gomes Vieira, 48 anos, nascida em 02 de julho de 1968, na Fazenda Cinzas, de propriedade do Reduzino Afonso, hoje propriedade da Aperam, no município de Itamarandiba.
Filha de Antônio Gomes Vieira, conhecido como Antônio do Gino e Pedrelina Rosa de Azevedo Vieira, vem de uma família de cinco irmãos, sendo a mais velha da casa.
Teve uma infância bastante sofrida. Aos 09 anos de idade trabalhava como babá e lavava roupa para ajudar a família, além de ajudar nos serviços de casa. Mesmo sem condições os pais deram apoio no incentivo à escola, mas teve que interromper os estudos para trabalhar.
O pai trabalhava na Fazenda Terça, de propriedade na época do Senhor Orlando Bosse Pimenta, onde alí trabalhou como vaqueira, por 1 ano e seis meses tirando leite, entre outros afazeres, no período de 1981 a 1983. Se formou no segundo grau, e sempre buscando conhecimento formou-se em técnico em enfermagem e desde então atuou na área da saúde.
Em 1984 começou a trabalhar na Prefeitura Municipal de Itamarandiba, como professora por dois anos na Fazenda Mandasaia e dois anos na localidade Lagoa do Bonga. Atuou na Escola Teodorinho Fernandes e depois no serviço social por cerca de 01 ano. Foi transferida para o Hospital Municipal Geraldo Ferreira Gandra,como recepcionista, onde depois trabalhou como técnico em enfermagem.
No ano de 1997 começou a trabalhar no Hospital Itamarandiba, prestando serviços nas duas entidades, tendo uma vida muito corrida. Muito batalhadora, já tinha três filhos, Fagner Bruno, Barbara Caroline e kelly Emanuele, que dependiam diretamente para o sustento da família.
Devido à sua dedicação ao trabalho e ao bom acolhimento às pessoas que no momento estavam necessitadas, Lourdes Gomes foi vista pela sociedade com outros olhos. Seu amor, caridade e simpatia teve seu nome lançado como candidata a vereadora em 2004, pelo PTdoB, e na ocasião obteve 268 votos, mas não conseguiu se eleger.
Mas mesmo com a derrota nas urnas continuou trabalhando com a mesma seriedade e competência. Sempre persistente lançou novamente sua candidatura nas eleições 2008 pelo PSB e conseguiu se eleger com 492 votos.
Em seu primeiro mandato atuou na área social, mas sempre ajudando na zona rural, teve um trabalho que foi reconhecido pelo Ministério do Desenvolvimento a Comunidade dos Quilombolas, com atenção às demandas sociais, saúde e infraestrutura, em visitas feitas pela vereadora Lourdes e o vereador da época Gabriel.
No final de 2011 foi o período mais difícil de sua vida, quando foi diagnosticada com um câncer. No inicio de 2012 começou um tratamento com cirurgias, quimioterapia e radioterapia.
Já com a saúde complicada, foi com as forças que tinha para disputar as eleições de 2012 em reeleição, na qual não foi vitoriosa, devido estar debilitada e não poder andar pelo Município e atos políticos.
Passado as eleições e o final de seu mandado, Lourdes saiu de cena no cenário político, e lutou pela sua vida, sempre contando com o apoio de parentes e amigos. Mas sua vitória contra o câncer veio no momento em que conheceu Deus verdadeiramente.
Com o conhecimento na fé da Palavra de Deus, teve suas forças voltadas para a cura através de um milagre, quando começou a frequentar uma igreja evangélica e veio a se converter ao Evangelho. Dando toda honra e gloria a Deus que a curou e transformou sua vida tanto espiritual como material.
Com o passar do tempo e a saúde já restaurada Lourdes Gomes mesmo sem pretensão a se candidatar teve seu nome cogitado para concorrer ao cargo de vereador. Na última semana decidiu a candidatura e foi para mais uma disputa de eleição. Com muito empenho e ao final das eleições obteve 423 votos sendo eleita a mais votada do partido, pelo PRTB.
Mas as conquistas não pararam por aí, após colocar seu nome como candidata a presidência da Câmara, foi eleita para o biênio de 2017/2018, período em que presidirá a Câmara de Itamarandiba.
“Quero agradecer em primeiro lugar a Deus, minha família, meus amigos e a todos os itamarandibanos, por fazerem parte de minha trajetória, tanto pessoal como política. Nos momentos de alegria e tristeza estiveram presentes na minha vida. Espero corresponder à expectativa como vereadora e presidente, irei fazer um trabalho transparente em todos os sentidos, afim de contribuir com o desenvolvimento de nossa querida Itamarandiba.”, disse Lourdes Gomes Vieira, Presidente da Câmara Municipal de Itamarandiba.