Na manhã deste sábado, 26 de setembro, começou efetivamente a mobilização para o recolhimento de assinaturas por Mais Segurança no município. Uma tenda foi montada na Praça dos Agricultores e vereadores do município estiveram presentes se empenhando no recolhimento de assinaturas dos feirantes.
Carros de som já circulam pelas ruas anunciado o dia da paralisação em toda a cidade. Rádio, jornal, site e redes sociais já divulgam a mobilização. Na sede da ACIAI/CDL já se encontra com panos pretos em forma de protesto quanto à atual situação da segurança pública, bem como alguns comércios que já aderiram ao movimento. Está previsto redes de televisão que cobrirão o evento com reportagens especial mostrando a atual situação de Itamarandiba para todo o estado de Minas Gerais.
Itamarandiba está se mobilizando com o movimento “Mais Segurança”, na busca pelo apoio de todos e principalmente do governo estadual, frente à atual situação da segurança pública no município, inclusive com o aumento do efetivo policial e outras medidas.
O dia D do movimento será 1º de outubro, com uma grande mobilização com início às 14 horas, saindo do Posto Bodão em direção à Praça dos Agricultores. Todos devem ir com vestes pretas, para mostrar o nosso sentimento de luto frente à situação. Os comércios fecharão as portas mais cedo em apoio ao evento e para se juntar a todos nesta marcha que será pela liberdade do povo itamarandibano.
Também está sendo coletado assinaturas em diversos pontos da cidade em um abaixo assinado que será entregue ao Secretário de Estado de Defesa de Minas Gerais, Sr. Bernardo Santana, solicitando mais segurança pública para Itamarandiba. As folhas do abaixo assinado já estão nos comércios, unidades da prefeitura.
Vale ressaltar que o movimento “Mais Segurança” está sendo realizado pela Câmara Municipal, ACIAI/CDL e Prefeitura Municipal, e conta com o apoio da Rádio Millenium FM, APITA, ACODEF, OAB Itamarandiba e Jornal O Vale Hoje/Site Itamarandiba Hoje.