Olá! Como vai você?
Eu sou Maria Cecília Sales Mendes Prates, médica Nefrologista. Atualmente sou professora do curso de Medicina da UFVJM, atendo em consultório e trabalho no serviço de Hemodiálise da Santa Casa de Diamantina.
Mensalmente vamos falar sobre nefrologia e sobre as doenças que afetam os rins! Esse mês vamos falar sobre os cuidados que devemos ter para preservar a saúde dos nossos rins.
No início de um novo ano é comum traçarmos metas para os próximos meses e, neste ano, convido você a traçar metas para cuidar da saúde dos seus rins.
Como já falamos outras vezes, os rins são órgãos de importância vital, responsáveis por: filtrar o sangue desprezando na urina algumas impurezas do nosso organismo; controlar a pressão arterial; produzir a eritropoietina que estimula a produção de células do sangue; manter o pH do sangue e o controle dos íons no organismo e, por isso, é tão importante cuidarmos deles.
Veja algumas dicas para manter a saúde dos seus rins:
1)Beba muita água: a água ajuda o rim a realizar o seu trabalho. Quando ingerimos pouco líquido, o rim concentra a urina como forma de “economizar” a água do nosso organismo e, nesses casos, pode formar pedras nos rins.
2)Controle o peso: a obesidade está relacionada a algumas doenças crônicas como o diabetes, a hipertensão arterial e a própria insuficiência renal crônica. É importante lembrar que as duas principais doenças que levam os pacientes para a hemodiálise são hipertensão e diabetes. Portanto, pratique atividade física e mantenha uma alimentação saudável!
3)Controle a pressão arterial: a pressão elevada pode tornar os vasos sanguíneos mais espessos e endurecidos e com isso, há uma redução do aporte sanguíneo aos órgãos.
4)Reduza a ingestão de sal: a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o consumo máximo de sal seja de 05 gramas por dia, entretanto a ingestão média diária do brasileiro é de 12 gramas. Precisamos lembrar que temperar é diferente de salgar. Para temperar os alimentos, podemos usar e abusar dos temperos e condimentos como alho, cebola, cebolinha, salsa, coentro, tomilho, salsão, orégano, pimenta, pimentão entre outros.
5)Diminua a ingestão de sódio: o sódio está presente em grande parte dos produtos industrializados como os conservantes (nitrito de sódio e nitrato de sódio), adoçantes (ciclamato de sódio), fermentos e realçadores de sabor (glutamato monossódico).
6)Pratique exercício físico regularmente e tenha uma alimentação saudável: a pratica de atividade física e a alimentação saudável ajudam na manutenção do peso, no controle da pressão arterial e dos níveis glicêmicos.
7)Não fume e não beba bebidas alcoólicas: o álcool provoca irritação aos rins e o cigarro está relacionado ao câncer de rim e de bexiga.
8) Não se auto medique: alguns medicamentos como os anti-inflamatórios e alguns antibióticos podem prejudicar a saúde dos rins.
9)Fique atento a alguns sintomas: pressão alta, diabetes, inchaço nas pernas ou no rosto, cólica renal, infecção urinária frequente, presença de sangue ou espuma na urina, anemia de difícil controle e sem causa aparente podem ser sintomas de doenças renais.
10)Faça exames regularmente: exames simples como o exame de urina (EAS) e a creatinina nos mostram como anda o desempenho dos nossos rins e nos ajudam a identificar de forma precoce as doenças renais
Gostou das dicas? Vamos juntos cuidar dos seus rins!
Com carinho,
Maria Cecília
Atendimentos:
Diamantina: Rua do Fogo, 400 – Centro. Tel: (38) 99973-1321
Itamarandiba: Rua Santa Luzia, 85 – Centro. Tel (38) 3521-1869 ou (38) 99199-5758
Capelinha: Rua JK, 73 – Centro. Tel (33) 991391010 ou (33) 35162245