Imprimir esta página

Workshop de Apicultura recebe cerca de mil participantes em Itamarandiba

Abr 03, 2017 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Representantes estaduais, autoridades do Vale do Jequitinhonha, estudantes e apicultores se reúnem em evento realizado pela Aperam BioEnergia, Fundação Aperam Acesita em parceria com associações

 

 

Com o objetivo de manter a apicultura em evidência e atuando em rede, a Aperam BioEnergia através da Fundação Aperam Acesita, em parceria com a Associação Apícola de Itamarandiba (Apita) e a Associação de Apicultores de Veredinha (Aapiver) promoveram o 3º Workshop Apicultura em Rede no Vale, no Clube Florae de Itamarandiba. O evento teve início na última quarta-feira (29/03), com a feira e exposição abertas ao público, e encerrou nesta quinta feira (30/03), com uma programação destinada aos apicultores e interessados em exercer a atividade apícola.

 

Superando todas as expectativas de público, cerca de mil visitantes e apicultores de mais de 40 municípios do Vale do Jequitinhonha e região participaram do evento, que chegou à sua terceira edição em 2017. Prestigiaram o encontro o presidente da Federação Mineira de Apicultura (Femap), José Calazans, o prefeito de Veredinha, Edilson Nunes de Araújo, e o vice-prefeito de Minas Novas, Felipe Mota. O gerente do IBGE de Capelinha, Ederson Mourão; a analista de Projetos da Fiemg Viviane Assunção da Rocha, o gerente regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Wander Magalhães e o analista técnico do Sebrae Minas, Julian Rodrigues, também marcaram presença no Workshop Apicultura em Rede no Vale.

 

Representando o governo do Estado, o subsecretário de Desenvolvimento Rural Sustentável, da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Viriato Mascarenhas Gonzaga, destacou a importância da atividade apícola para o desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha.

 

"Atualmente, a apicultura está em plena expansão, especialmente no estado de Minas Gerais, que ocupa o 3º lugar no ranking brasileiro de produção de mel e derivados. Trata-se de uma atividade que promove a inclusão social, além de gerar emprego e renda”, ressaltou. “O agronegócio tem sido a sustentação da economia mineira e do país, nos últimos anos. Os municípios que investiram no agronegócio estão colhendo bons frutos, principalmente, o Vale do Jequitinhonha que conta com a Aperam BioEnergia e Fundação Aperam Acesita para a realização de iniciativas de apoio aos produtores familiares”, completou.

 

O presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Araújo Vitorino apresentou os resultados do projeto Apicultura em Rede no Vale e o direcionamento que o projeto ganha na sua segunda fase. "Trabalhamos para consolidar o Vale do Jequitinhonha como polo produtor de mel. Há dois anos criamos o projeto “Apicultura em Rede no Vale”, que visa fortalecer a rede de apicultores, para melhorar geneticamente a qualidade do mel. Agora, estamos começando a fase 2 desse projeto, que tem o objetivo de certificar os apicultores com o selo SIF (Serviço de Inspeção Federal), para que o produto seja comercializado da melhor maneira possível”, detalhou.

 

Para o prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves, as ações da Aperam BioEnergia e da Fundação Aperam Acesita para fortalecer a cadeia produtiva do mel têm ampliado as oportunidades de geração de emprego e renda na cidade. “Essa parceria com as associações de apicultores dos municípios do Vale do Jequitinhonha é fundamental para o desenvolvimento sustentável das várias famílias participantes do projeto de apicultura. O conhecimento adquirido e a qualidade de vida desses apicultores não existiriam sem o apoio da Empresa e da Fundação", reconheceu.

 

Feira e exposição

Mais de 600 estudantes de escolas e moradores das comunidades de Veredinha e Itamarandiba visitaram a exposição no primeiro dia do Workshop Apicultura em Rede no Vale, que foi dividida em três estações. Quem passou pela primeira parte da feira pôde conhecer produtos apícolas, equipamentos para a atividade e parceiros do projeto acompanhados pelo apicultor Oliveira Rocha, da Apita. Na segunda ala, o apicultor Daniel Fernandes, da Apita, deu uma verdadeira aula sobre apicultura e meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão). A exibição de um vídeo sobre o projeto encerrava as etapas de visitas.

 

Capacitações

Voltado para os apicultores e demais interessados na atividade apícola, o segundo dia do Workshop Apicultura em Rede no Vale levou ao evento palestras sobre temas específicos, para atender a demanda dos apicultores. O dia de atividades começou com a palestra do analista técnico do Sebrae Minas, Julian Rodrigues Silva, sobre “Empreendedorismo rural e otimização de ganhos na propriedade”. Também analista técnico do Sebrae Minas, Jeferson Rodrigues Batalha, abordou o tema mais esperado pelos participantes: “Tributações relacionadas à comercialização da atividade apícola”.

 

A programação contou com a presença do professor Carlos Alves, da Femap, que palestrou sobre “Melhoramento genético e ganho de produtividade”. O público presente também recebeu orientações do zootecnista do Senar Minas, Másio Magalhães, cujo tema discutido foi o “Combate do besouro da colmeia”. Representando a Cooperativa de Apicultores do Vale do Jequitinhonha (Coopivaje), Renato Alves de Souza, apresentou o “Entreposto do Vale do Jequitinhonha - Um bem de todos”.

 

O 3º Workshop Apicultura em Rede no Vale também contou com momentos de descontração com a intervenção cultural do José da Conceição Meira, o Zezim professor. A família do apicultor Vieira também encantou o público com belíssimo show musical de voz e violão.

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Mais recentes de Redação