Em referência ao movimento Novembro Azul, a Prefeitura de Itamarandiba, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, no dia 23 de novembro, grande mutirão de PSA. Com aproximadamente 1.000 coletas de amostras de sangue, o evento foi considerado pelos organizadores como de sucesso total.
O trabalho de divulgação do mutirão foi feito em todo o município e para atender a grande demanda, a Secretaria mobilizou e conseguiu o envolvimento de cerca de 50 servidores das diversas áreas da saúde. Eles foram distribuídos em 10 postos de coletas, instalados na Escola Municipal Ursinhos Carinhosos, e atenderam com muita atenção os moradores dos bairros da sede municipal e de toda a zona rural.
O Prefeito de Itamarandiba, Erildo Gomes esteve no local e foi uma das pessoas a fazer a coleta de sangue. Ele ressaltou que o objetivo central da campanha Novembro Azul era orientar a população masculina sobre a importância da realização dos exames para diagnosticar precocemente os casos de câncer de próstata. “Essa é a maior mobilização já vista na área da saúde em nosso município. Mais de mil homens fizeram o exame e isso é extremante importante pelo fato de que se descoberto no início, a possibilidade de cura do câncer de próstata é de até 90%.”, afirmou o Prefeito.
Vale a pena esclarecer:
Se o exame mostrar que a taxa de PSA está acima do normal, o médico poderá recomendar outros exames: Novos exames de sangue, análise e coleta de urina, exame de ultra-som, ou biopsia da próstata. Uma vez identificado o problema, o médico vai conversar sobre a melhor forma de tratamento. O câncer de próstata pode ser curado se detectado no início. Portanto, é muito importante prevenir.