No dia 31 de março, a Prefeitura de Itamarandiba, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Secretarias Municipais de Saúde e Educação, promoveu uma passeata pelas ruas da cidade com o objetivo de conscientizar a população itamarandibana quanto a relevância de se combater o mosquito Aedes Aegypti. A mobilização faz parte do Programa Saúde na Escola, o qual, em 2016, tem como tema ‘Comunidade Escolar Mobilizada contra o Aedes Aegypti’. Nesse sentido, o evento contou com a participação de alunos e corpo docente das Escolas Estaduais: Cel. Jonas Câmara, Professor Teodorinho Fernandes, Mestra Bezinha Gandra, São João Batista e Mestre João Silvério; e das Escolas Municipais: Criança Feliz, Gente Pequena, Paraíso Infantil e Ursinhos Carinhosos. Além delas, marcaram presença também as equipes do NASF, CREAS, CRAS’s, PSF’s, Vigilância Sanitária e servidores das Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social.
No percurso compreendido entre as Praças Tancredo Neves, bairro São Geraldo, e Agricultores, centro, cerca de 300 estudantes das escolas municipais e da rede estadual, alguns caracterizados e munidos de cartazes entoaram gritos e distribuíram panfletos que alertavam aos comerciantes e transeuntes quanto aos perigos do Aedes Aegypti; mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus.
Além da passeata do dia 31 de março, a Prefeitura Municipal, por intermédio de suas Secretarias e/ou Departamentos, tem desenvolvido ou apoiado outras ações que vem sendo realizadas desde o inicio do ano; como mutirões de limpeza por toda a cidade e palestras nas escolas públicas do município, o que tem conscientizado a população de que a batalha contra o Aedes Aegypti é diária e precisa do envolvimento de toda a comunidade.
Uma das Coordenadoras do Programa Saúde na Escola em Itamarandiba e organizadora da passeata, Daniela Barroso, ressaltou como positivo os trabalhos que vêm sendo realizados pelas Secretarias Municipais de Saúde e Educação e Rede de Ensino do município e completou: “a passeata é parte das ações desenvolvidas em todo o território nacional em prol do combate ao mosquito Aedes Aegypti. Em Itamarandiba tivemos resultado surpreendente; o que nos faz lembrar e enaltecer o envolvimento da equipe do NASF, das Secretarias Municipais e das escolas da rede pública. Devemos agradecer o apoio e comprometimento da Prefeitura, Polícia Militar, Millenium Sonorização e Rádio Millenium FM. A todos nosso muito obrigado.”, diz.
Ernane Frois
Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba
Em tempo:
Tudo que acumula água é propício a foco do Aedes Aegypti. Sendo assim, para eliminar os criadouros e evitar a reprodução e proliferação leia com atenção algumas medidas de combate a esse mosquito.
- - Não deixar água parada em pneus fora de uso. O ideal é fazer furos nestes pneus para evitar o acúmulo de água;
- - Não deixar água acumulada sobre a laje de sua residência;
- - Não deixar a água parada nas calhas da residência. Remover folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água.
- - A vasilha que fica abaixo dos vasos de plantas não pode ter água parada. Deixar estas vasilhas sempre secas ou cobri-las com areia;
- - Caixas de água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas. O mesmo vale para poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água;
- - Vasilhas que servem para animais (gatos, cachorros) beber água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar;
- - As piscinas devem ter tratamento de água com cloro (sempre na quantidade recomendada). Piscinas não utilizadas devem ser desativadas (retirar toda água) e permanecer sempre secas;
- - Garrafas ou outros recipientes semelhantes (latas, vasilhas, copos) devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo. Se não forem usados devem ser embrulhados em sacos e descartados no lixo (fechado).
- - Não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada;
- - As bromélias costumam acumular água entre suas folhas. Para evitar a reprodução do mosquito, o ideal é regar esta planta com uma mistura de 1 litro de água e uma colher de água sanitária.
- - Sempre que observar alguma situação (que você não possa resolver), avisar imediatamente um agente público de saúde para que uma medida eficaz seja tomada.
Dengue: O problema é meu, é seu, é nosso!
Fonte: Ascom Itamarandiba