A Paróquia São João Batista e moradores do distrito de Penha de França, com apoio da Prefeitura Municipal de Itamarandiba, Polícia Militar e Auto Escola Itamarandiba, se uniram e realizaram, na 1ª quinzena de setembro, mais uma edição da tradicionalíssima Festa de Nossa Senhora da Penha. As celebrações religiosas aconteceram no tricentenário distrito de Penha de França; o qual encravado às encostas da cadeia da serra do Espinhaço é conhecido como berço da cultura itamarandibana, visto que há mais de três séculos leva ao povo penhense, itamarandibano e visitantes grandiosa demonstração de fé, religiosidade e devoção.
Os festejos de Nossa Senhora da Penha se estenderam por mais de uma semana e contaram com alvoradas, novena, missa, queima de fogos, barraquinhas, procissões, coroação, levantamento do mastro e show musical com o artista Herédia do Forró. Além disso, a participação das comunidades circunvizinhas, Coral Sertanejo, Banda de Música do município de Juscelino Kubitschek e dos Grupos: Marujada Raízes de Itamarandiba e Marujada de Felício dos Santos abrilhantaram, ainda mais, a festa que teve seu apogeu nos dias 13, 14 e 15, sexta-feira, sábado e domingo, respectivamente.
Ministradas pelos Reverendíssimos Padres Francisco Cunha e Nilzo Gonçalves, as celebrações foram realizadas na Igreja de Nossa Senhora da Penha. O templo, que é datado de 1.653 e uma das obras mais antigas e simbólicas do município de Itamarandiba, recebeu grande número de fiéis vindos de Itamarandiba, municípios vizinhos e, principalmente, de penhenses ausentes; os quais fazem questão de prestigiarem e demonstrarem toda sua devoção à Santa Padroeira do distrito.
Organizadores estão de parabéns! O empenho de cada um resultou em uma das mais belas e organizadas festas de cunho religioso do município de Itamarandiba.
Para visualizar alguns registros desse momento que mescla fé, tradição, cultura e devoção clique no link: https://www.facebook.com/media/set/?set=oa.1759472097529459&type=3
Texto e fotos: Ernane Frois