O evento teve como foco a disseminação da informação e a conscientização de multiplicadores para o combate destas doenças
A Secretaria Municipal de Saúde de Itamarandiba, por meio da Vigilância em Saúde, realizou nesta terça-feira, 09 de dezembro de 2014, o I Fórum Municipal sobre a Dengue e Febre Chikungunya, na Câmara Municipal de Itamarandiba. O público-alvo do evento foram profissionais da saúde, escolares e comunidade em geral.
O evento se iniciou às 08 horas e 30 minutos, com a Corporação Musical de São João Batista executando o hino nacional e algumas músicas famosas com que se deleitaram os ouvintes. Logo após, a Dra. Márcia Leite, médica da ESF Primeiro de Maio, falou sobre a dengue e a febre Chikungunya, principalmente aspectos relacionados aos sinais, sintomas, contágio, sempre com uma linguagem clara e acessível ao público.
Também foi apresentado um projeto criado e desenvolvido em 2013, pelos alunos e professores da Escola Estadual São João Batista, para o combate à dengue no município. O projeto foi premiado pela Secretaria Estadual de Educação.
Dando sequência ao evento, foram apresentados os servidores da secretaria que atuam no combate às endemias e o servidor Dack Cristian explanou sobre o trabalho desta equipe e o que fazer para evitar a proliferação do mosquito transmissor.
Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde, Sra. Eliane de Paula Santos, a “Acredito que o Fórum foi um momento único para iniciarmos discussões mais sérias sobre o trabalho com a Dengue, pois estamos vivendo um período perigoso para a propagação do mosquito, uma vez que estamos em épocas chuvosas, o que faz com que haja maior risco de contaminação. O que vimos hoje foi uma importante discussão e um importante passo para valorizarmos o trabalho dos agentes de controle de endemias e multiplicarmos o conhecimento que deve ser repassado à toda população para conseguirmos evitar que o número de casos de dengue aumente."
A Dengue e a Febre Chikungunya são doenças transmitidas pela picada do mesmo mosquito, o Aedes aegipti ou o Aedes albopictus. Embora sejam parecidas, existem algumas diferenças entre as duas doenças. No caso da Febre Chikungunya o seu ciclo de transmissão é mais rápido que o da dengue, sendo que em no máximo sete dias após ter sido infectado, o mosquito já começa a transmitir o vírus causador da doença.
Quanto aos sinais e sintomas, na fase aguda da Chikungunya a febre é alta, surge de repente, acompanhada de dor de cabeça, dor muscular, erupção na pele, conjuntivite e dor nas articulações. A dor forte nas articulações é o sintoma mais característico da doença. No caso da dengue a primeira manifestação também é a febre, de início rápido, e associada a dor de cabeça, prostração, dores musculares, nas juntas, atrás dos olhos e vermelhidão pelo corpo, que pode vir acompanhada de prurido.
Para acabar com essas doenças, a única solução é exterminar o mosquito que as espalham. Portanto, não deixe água parada em casa e também policie a sua rua, o seu bairro e ajude à secretaria de saúde a erradicar esse mosquito no município.
O combate só é efetivo com o empenho de todos! Todos contra a dengue e febre Chikungunya!