Criado no ano de 2018, o Bloco da Galinha Choca marca presença no Carnaval de 2023 alegrando as ruas da comunidade de Penha de França, zona rural de Itamarandiba.
O fundador do bloco, Renato Oliveira, conta que teve a ideia da criação do Bloco Galinha Choca, com o nome sendo inspirado com uma ligação cultural da localidade.
“Devido a uma história contata pelos pais e avós, sendo que desde criança ouvia a história da galinha Choca. O distrito de Penha de França é dividido por um rio, que é chamado de “Lado de lá’ e “Lado de cá”, e havia uns rapazes que do “Lado de cá”, sendo do lado da igreja, que iam namorar com as moças, que ficavam do “Lado de lá”, onde tem o cemitério, e quando eles ficavam até tarde nas casas dessas moças, havia uma galinha choca que assustavam eles e colocavam para correr até na praça. Então, dessa história, os pais sempre amedrontando os jovens para evitar de namorar a noite, assim falando que se saíssem a Galinha Choca iria pular nos jovens. Sendo que daí saiu o nome do Bloco Galinha Choca”. Disse Renato Oliveira.
Hoje o grupo conta com recursos próprios nas confecções das fantasias. A galinha é feita com uma estrutura de arame e papel colado. O grupo é livre a participação e ao final todos se juntam em um bar e comem aquele churrasco acompanhado de bebidas para o pessoal.