Imprimir esta página

Associação Apicola de Itamarandiba - APITA realiza confraternização anual

Fev 16, 2015 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Presidente garante que Itamarandiba é a maior produtora de mel no estado de Minas

 

 

Aconteceu no dia 12 de fevereiro de 2015, a confraternização anual da APITA (Associação Apícola de Itamarandiba), com o objetivo de reunir as famílias, os produtores e rezar, agradecer e pedir que 2015 seja ano próspero, com uma safra bem produtiva.

A APITA é uma associação fundada em 2004, com o objetivo de congregar apicultores da região, para melhorar a exploração de mel. Hoje, a associação tem uma parceria com a APERAM Bioenergia para exploração apícola do mel, na área da empresa.

Hoje, oficialmente Itamarandiba é o 2º maior produtor de mel do estado, atrás do município Santa Bárbara, que produziu 260 toneladas de mel em 2014. Oficialmente consta a produção de 180 toneladas de mel em 2014, em Itamarandiba. Porém, segundo o presidente da APITA, Sr. Antônio de Oliveira, a produção do município é superior a 500 toneladas. Entretanto, um problema na emissão das notas fez com que oficialmente os produtores de Itamarandiba tenham registro somente de 180 toneladas de mel, sendo assim Itamarandiba é na prática, a maior produtora de mel no estado de Minas Gerais.

Segundo o presidente, hoje a APITA tem 50 associados, com pelo menos 300 pessoas ligadas à produção do mel, inclusive familiares. Os seus associados tem levado a todo o país, a experiência da produção do município, em congressos e eventos sobre o assunto.

“A questão é o seguinte, como o delegado regional de Diamantina, Dr. Sebastião, colocou que nós associados estamos tirando um volume muito grande de mel, e que um pequeno produtor não poderia estar tirando essas notas lá e que esse mel nosso, que a gente está fazendo exportação pelos interpostos que está em Minas, em São Paulo e no Paraná, e está havendo um beneficiamento desse mel. Então só pode fazer venda do produtor para exportação à isento, e é dessa forma que é feito. A gente passa simplesmente por uma trade sabe, que faz esse trabalho de exportar pra gente, exportar no nosso nome. Mas só que ele não está aceitando essa situação pra Itamarandiba, mas a gente vê que tem outros municípios aqui da região, da região de Guanhães, todos tiram da mesma forma, o pessoal de Turmalina e Veredinha também tem tirado notas e ele não tá aceitando de Itamarandiba. Já teve até audiência aqui na câmara para tentar resolver essa coisa e a gente montar uma comissão para discutir, mas a gente não teve essa oportunidade ainda. Por isso que o mel que saiu daqui para dentro de Minas Gerais foi 180 toneladas, porque aí a gente não tem que que pagar ICMS pra dentro do estado, mas a gente produziu mais de 500 toneladas esse ano.”, disse o presidente da APITA, Sr. Antônio de Oliveira.

 

Veja mais fotos do evento acessando o link a baixo: 

http://itamarandibahoje.blogspot.com.br/2015/02/confraternizacao-anual-da-apita.html

 

Diretoria da APITA:

 

Presidente: Antônio de Oliveira

Vice presidente: Oliveira Aparecido Vieira Rocha

1º secretário: José de Lourdes

2º secretário: Jonathan Fróis

1º tesoureiro: João Aparecido Fernandes

2º tesoureiro: Geraldo Ademir Rodrigues Pinto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Acesse o site e saiba mais http://apitamel.blogspot.com.br/

 
Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Mais recentes de Redação