Aconteceu na manhã da última sexta (30/09) a quarta edição do encontro cultural da Escola Estadual Padre João Afonso. Esse evento trouxe várias amostras e apresentações de culturas locais, como também das identidades das culturas afro-brasileira e indígenas.
A primeira edição do evento surgiu da culminância de atividades culturais a partir das disciplinas de ensino religioso e língua portuguesa ministradas pela professora Hemerenciana Silva. Com o passar dos anos o evento foi ganhando forças passando a envolver toda a comunidade escolar, inclusive na valorização da cultura da comunidade e dos contextos de ensino-aprendizagem fora do muro da escola.
Na edição deste ano, o evento também contou com a participação da Escola Municipal Núcleo de Padre João Afonso que abrilhantou ainda mais o evento. Essas parcerias são importantes, justamente por pensar que a produção do conhecimento não acontece somente na escola, por isso é necessário a valorização cultural da própria comunidade, pois como afirma Glugiermo Ferrero “a cultura ajuda um povo a lutar com as palavras, em vez de o fazer com as armas”.
De acordo com a professora Hemerenciana o evento é muito importante pois “reúne as diversas culturas promovendo o respeito a diversidade, formando cidadãos críticos e cultivando sentimentos de pertença e continuidade”. Para o diretor da escola, Fábio Vaz, “o Evento cultural que acontece na EEPJA desde 2016, resgata a cultura local e regional e reúne a Comunidade Escolar tanto para participar quanto para prestigiar”. Na ocasião, Fábio Vaz, aproveita para parabenizar a todos os professores, alunos e moradores da comunidade envolvidos nesta edição. Escrito por Hemerenciana Maria da Silva