Com imprescindível apoio da Prefeitura, a Secretaria Municipal de Cultura de Itamarandiba coordenou e organizou de 11 a 15 de janeiro de 2016 a 1ª Oficina de Artes e Ofícios na Confecção Artesanal de Instrumentos Musicais para Folia e Congado. O qual é patrocinado pela CEMIG e Governo de Minas.
Ministradas pelo minasnovense, natural da comunidade São Benedito do Capivari, Antônio Luiz de Matos, o Mestre Antônio, as aulas foram realizadas no Salão da Casa Paroquial e contou com a participação de 11 pessoas de diferentes idades.
Membro de uma linhagem de fabricantes de tambores, Mestre Antônio que foi objeto de estudo em defesa de tese para pós-graduação em antropologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e promoveu palestras e oficinas em várias partes do Brasil, dentre eles no Estado de Minas Gerais e Ceará, repassou aos alunos itamarandibanos os ensinamentos adquiridos com seus antepassados. “O ofício de confeccionar instrumentos da linha afro artesanal aprendi com meu pai e meu avô; que aprenderam com meus bisavós. É um trabalho do qual me orgulho e faço questão de ensinar.”, explicou.
O Prefeito Erildo Gomes, fez questão de conhecer de perto a método de criação de instrumentos e na oportunidade argumentou que o principal objetivo de apoiar e trazer a oficina ao município é de fomentar a arte, proporcionar conhecimento e permitir a troca de experiências culturais entre os envolvidos. “Fico lisonjeado em poder contribuir com a disseminação dessa arte. Confeccionar instrumentos com tamanha precisão é coisa de um verdadeiro artista. Felicito o Mestre Antônio e participantes por manterem vivo esse método secular que é de grande relevância na nossa cultura. Na oportunidade faço agradecimento à Paróquia São João Batista por disponibilizar local para a realização da oficina.”, diz Gomes.
Definindo-se como “sendo da ramada, sendo da raiz”, Mestre Antônio, em paralelo aos ensinamentos, sempre propaga junto aos seus alunos a importância de se preservar e respeitar a natureza. Nesse sentido, durante os cinco dias de prática, os 11 alunos tiveram a oportunidade de refletirem acerca do tema e aprenderem os procedimentos de fabricação de instrumentos como tambores, caixas, tamborins, chique-chique, reco-reco, pandeiro e outros mais. “Ficamos felizes com o resultado da oficina. O aprendizado foi mútuo e os 14 instrumentos aqui confeccionados serão usados na próxima festa do Rosário.”, ressaltou o Gerente de Cultura do Município, José Paulo Alves Fernandes.
Fonte: Ernane Frois ASCOM: Prefeitura Municipal de Itamarandiba