Itamarandiba recebe pela 1ª vez a Exposição “Ciência em Movimento

Out 24, 2014 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Criado em 2012, pela Fundação Ezequiel Dias (FUNED) com o objetivo de difundir e popularizar a ciência, o projeto “Ciência em Movimento”, após percorrer inúmeros municípios do Estado de Minas Gerais, enfim passou por Itamarandiba. A mostra, que é oferecida pela FUNED, chegou à nossa cidade, pela primeira vez, graças a uma parceria firmada entre a instituição, Escola Estadual São João Batista, Câmara Municipal e Prefeitura Municipal, através de seus diversos departamentos, dentre eles as Secretarias de Saúde e Educação. A exposição acontece entre os dias 21 e 24 de outubro e é aberta à população e aos alunos das escolas itamarandibanas, sendo elas privadas ou não.

Dentre as ações realizadas inclui-se exposição de animais peçonhentos (serpentes/aranhas/abelhas e escorpiões), montagem de estandes sobre Dengue, Leishmaniose Visceral, Alimentos e uso Racional de Medicamentos e, ainda, são oferecidas palestras à cerca destes temas para os agentes de saúde e agentes de endemias do município. Existem, também, exibição de vídeos educativos e atividades lúdicas com jogos, como mitos e verdade e quebra-cabeça.

A abertura oficial da exposição “Ciência em Movimento” aconteceu no dia 22 de outubro e contou com a presença do Prefeito de Itamarandiba, Erildo Gomes, Secretária Municipal de Saúde, Aida Gandra, Secretário Municipal de Cultura e Lazer, Leonardo Guimarães, Diretora da E.E. São João Batista, Sra. Maria de Jesus Fernandes Xavier, Coordenadora do Reinventando o Ensino Médio E. E. São João Batista/Itamarandiba, Sra. Vicentina A. Nunes Coelho (Tininha), representantes da FUNED, dentre eles, Sr. Sidney do Carmo, professores e alunos das Escolas de Itamarandiba, e teve, ainda, a participação mais que especial da Corporação Musical São João Batista.

A Coordenadora Tininha, uma das responsáveis pela vinda da exposição à Itamarandiba, diz acreditar que eventos como este podem fomentar o interesse pela ciência, despertar a curiosidade e estimular alunos a buscarem mais conhecimento. Explicando como nasceu o interesse em trazer o projeto ao município, Tininha fez questão de pontuar o apoio conseguido junto a Prefeitura. “O interesse em trazer a exposição ‘Ciência em Movimento’ à Itamarandiba surgiu no ano de 2013 e desde então inúmeros foram os contatos e a busca por parcerias. E tudo está sendo possível, primeiramente, graças a Deus e ao apoio da Prefeitura, através das Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Obras, Cultura, Agricultura e Meio Ambiente, além da Câmara dos vereadores. Sem esquecer, é claro, do apoio incondicional da Diretora da Escola São João Batista, Sra. Maria de Jesus. Graças a todos vocês posso dizer que me sinto muito feliz com a concretização desse sonho”, diz.

O Prefeito, Erildo Gomes, por sua vez, argumentou que o projeto “Ciência em Movimento” leva informação a todos. Sendo assim, ele fez questão de parabenizar os representantes da Escola São João Batista pela iniciativa e agradecer à FUNED por propiciar momentos de conhecimento à população de Itamarandiba. “O saber é riqueza que ninguém nos tira. E este projeto é ferramenta que nos possibilita a ampliação do conhecimento. A exposição nos traz informações que levaremos por toda vida e que poderão ser repassadas aos nossos amigos e familiares. Só temos que agradecer e dizer que estamos orgulhosos por poder contribuir com projeto tão relevante aos nossos conterrâneos e amigos.”.

Visando a redução no número de acidentes com animais peçonhentos, o programa “Ciência em Movimento” tem, também, por objetivo levar à população noções de controle de doenças e conscientizar a comunidade local sobre cuidados e prevenções.

Fonte: Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
HomeEducaçãoMude para UNOPAR Itamarandiba e ganhe bolsa de até 65% durante todo curso