Foi realizado hoje, 20 de novembro, na Escola Estadual Mestre João Silvério a MOSTRA AFRO-BRASIL ARTE MODERNA resultado do projeto África e suas influências, idealizado pelas professoras de História e Arte realizado de forma multidisciplinar e interdisciplinar, com o objetivo de valorizar os elementos presentes na cultura afro-brasileira, com manifestações artísticas e culturais e suas influências, com uma especial culminância em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.
No turno matutino os alunos do Ensino Médio fizeram uma sala de religiosidade onde expuseram religiões africanas incorporadas às religiões brasileiras tais como; candomblé, Umbanda, Quimbanda entre outras.
Contou ainda com a sala com comidas típica como: Quiabo, pé-de-moleque, tutu, mandioca, bata-doce entre outras. Teve também sala de arte moderna com criações de obras relacionadas ao período, esculturas, pinturas, poemas e outros.
No turno vespertino nas salas foram incorporadas mostrando a cultura local, a Festa do Rosário, comercialização dos escravos, objetos e utensílios de origem africana.
Para finalizar foi realizado um evento com danças e músicas de origem afro, grupo de percussão e além da apresentação do grupo de marujada liderado pelo Secretário de Cultura, José Paulo.
As professoras Patrícia C. da Silva Morais e Cristiene Meirielle e Freitas relatam que o trabalho e muito gratificante quanto veem o envolvimento de todos os alunos, apoio de colegas professores e toda a direção da escola. A cultura Afro-Brasileira é indispensável e deve ser trabalhada na escola para que seja devidamente valorizada e entendida relataram as educadoras.