Na quarta-feira 15 de junho, os alunos do turno noturno, da Escola Estadual São João Batista sob a coordenação dos Professores de História e Filosofia, Alexandra e Alexandre, realizaram uma rica apresentação e exposição sobre a Cultura Africana e suas incidências em nossa cultura popular.
Este projeto é fruto da nova proposta de ensino da Secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, que visa reinserir os alunos egressos da escola e ao mesmo tempo trabalhar com a interdisciplinaridade, com temas atuais e que precisam de um enfoque social mais forte.
Os alunos apresentaram as influências do povo que é fruto do tráfico transatlântico de escravos, que ocorreu ao longo da história. Este povo negro é o povo que encaminhou uma vasta e rica cultura religiosa, medicinal, artística, linguística e gastronômica.
Houve apresentação de jogos de capoeira que evocam a diversão dos negros na senzala, grupo de Marujada euma dançante e convidativa roda de samba, que brilhantemente foi cantada por parceiros da comunidade escolar. E uma simpática colaboração de alunos e professores que animaram e soltaram o samba no pé. Ao final, abriram a degustação da culinária dos Orixás, chás medicinais e uma exposição do artesanato africano e um varal de palavras de origens africanas.
A equipe São João Batista, agradece a todos, pela parceria neste projeto que brilhantemente foi apresentado pelos alunos do noturno.