A Escola Estadual Mestre João Silvério vem trabalhando projetos com seus alunos que visam construir um senso crítico e participativo para a resolução dos problemas sociais contemporâneos. O projeto inicial é a reforma da parte externa da escola, de iniciativa dos próprios alunos que além de dar uma nova estética à instituição espera-se que o resultado possa trazer uma reflexão sobre o comportamento destes, bem como da comunidade, no sentido de todos serem agentes protetores e fiscalizadores de ações que venham trazer prejuízos à instituição.
O projeto foi desenhado em um contexto de cooperativismo onde terá a participação da iniciativa privada, poder público e sociedade civil, o mesmo contemplará não somente a escola mas terá diversas outras atividades educacionais que serão aplicadas a todo bairro São Geraldo. Entre elas conscientizar a comunidade a fazer o descarte correto do lixo.
No sábado dia 29 de setembro de 2018, quando alunos e professores saíram a campo nas principais ruas dos arredores da instituição entregando panfletos explicativos e conversando com os moradores. Outras ações do projeto serão executadas em breve dando continuidade nesse processo de educação e civilização.
A vice-diretora Cristiane Silva Costa, acredita que a transformação da sociedade passa principalmente pela educação com forte envolvimento da juventude. Com o projeto os estudantes e professores esperam a participação da comunidade para que assim o mesmo possa atingir seus objetivos, e com isso o reconhecimento merecido de uma escola que já foi vítima de citações preconceituosas por pessoas que não conhecem o trabalho de uma equipe comprometida com o dever de educar pessoas para um amanhã melhor.
“Nossos resultados IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2017 foram excelentes em todos os níveis fundamental e ensino médio, o qual no Ensino Médio obteve 5.2no IDEB, única escola no município de Itamarandiba a superar a meta nacional de 4.7. Toda equipe sente orgulhosa por saber que o trabalho está expresso de forma clara na aprendizagem, o qual devemos a todos os alunos que recebem com muito envolvimento os ensinamentos de verdadeiros mestres que veem neles uma terra fértil que bem regada dão excelentes frutos.” relata a vice-diretora.