Com fim do Enem, alunos de Itamarandiba falam das expectativas e dificuldades na realização do exame

Nov 07, 2016 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Foram encerrados os dois dias de provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) em Itamarandiba.

Novamente os portões foram fechados pontualmente às 13 horas. Cerca de três horas depois do início da provas, alguns estudantes começaram a deixar as salas das escolas.

O tema da redação dividiu opiniões dos que fizeram a prova. Para alguns, a proposta - intolerância religiosa - foi mais fácil, para outros, não.

"Bom, foi a primeira que realizei a prova do Enem. Sinceramente gostei muito de poder ter tido tal experiência, mesmo que eu tenha feito como treinamento, somente para adquirir conhecimento. Muitas pessoas, mais velhas e mais experientes que já fizeram a prova em outros anos, me disseram que seria difícil, e realmente foi. Mas o importante é que se queremos alcançar algo, devemos sempre ter esperanças e expectativas para com as oportunidades que temos", Franciskelly Leandro, 15 anos, aluna do primeiro ano do Ensino Médio.

Já faltando cerca de vinte minutos para o fim da prova, o jovem Keven Augusto, foi um dos primeiros a deixar o local de prova com o caderno de respostas em mão.

"O ENEM me dá a oportunidade de acesso à diversas faculdades com apenas uma prova e isso é bem interessante. Como aluno do terceiro ano é claro que existe uma certa pressão interna para passar logo nesta vez, mas é claro que terei outras oportunidades, e essa pressão poderia acabar atrapalhando no meu desempenho, por isso busquei não me esforçar muito nesses últimos dias, não revisar matérias nessa etapa final, e busquei ficar bem tranquilo para a prova", Disse Keven Augusto, 17 anos, aluno do terceiro ano do Ensino Médio.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia conhecimentos obtidos até o término do Ensino Médio. Ele é usado como parte do processo seletivo de mais de mil Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas.

A nota do Enem é critério fundamental na seleção para as bolsas do ProUni (Programa Universidade para Todos). A partir de 2009, ela passou a ser a única forma de se candidatar a 51 IES públicas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada). O Enem, também em 2009, tornou-se a prova de conclusão do ensino médio para os estudantes maiores de 18 anos que cursam a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Desde 2010, a nota do Enem se tornou obrigatória para a solicitação do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). 

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
HomeEducaçãoAlunos e professores da E.E. Mestre João Silvério, realizam II Feira de Ciências e Mostra de Trabalhos com o tema “Sustentabilidade e Meio Ambiente”