Meio Ambiente na Escola
O dia 5 de junho foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas ) como sendo o dia do meio ambiente, uma forma encontrada para chamar a atenção das pessoas sobre a importância da conscientização acerca dos problemas ambientais. A data é lembrada todos os anos para conscientização das pessoas sobre do uso sustentável das riquezas naturais.
E foi pensando em difundir maior conhecimento e senso crítico sobre o tema, que foram propostas atividades que mesclaram a prática à teoria, buscando parcerias entre instituições públicas e privadas, alunos e toda a comunidade Escolar Mestra Bezinha Gandra. Abaixo você saberá um pouco do que foi desenvolvido durante essa semana especial para todos, através de material produzido pelos próprios alunos.
1- Visita ao Parque Estadual Serra Negra
Foi iniciado o projeto com alunos do ensino médio de tempo integral ( EMTI ) da Escola Mestra Bezinha , que fizeram uma visita e pesquisa de forma prática no Parque Estadual Serra Negra, onde alunos e professores foram recebidos pelos guias locais com todo suporte necessário para a exploração das riquezas naturais do Parque.
O local é de grande beleza e de uma biodiversidade impressionante, importância que vai muito além que a preservação da fauna e flora; onde inclusive são encontradas espécies ameaças de extinção. O parque, como patrimônio natural, também é imprescindível para a manutenção dos recursos hídricos de todo alto Jequitinhonha, assim sendo, o Parque Estadual Serra Negra, por causa de suas características naturais, é considerado a “Caixa d’água” de Itamarandiba e cidades vizinhas.
Os alunos dos 6° e 7° anos tiveram a oportunidade de também sair da sala de aula e ir para as práticas, e desta vez foi plantando árvores de espécies nativas em algumas praças da cidade. Na oportunidade os alunos aprenderam o modo correto de se fazer tal procedimento, passando desde o planejamento do local mais adequado , seguindo o alinhamento de árvores ali já existentes, abertura de cova, mistura do adubo, plantio e irrigação, tudo supervisionado pelos profissionais da escola.
Essa ação foi com o objetivo de trazer mais conhecimento sobre o desenvolvimento da vida vegetal e uma maior consciência ecológicas nos alunos.
Outro dia de muito conhecimento e aprendizado foi marcado por palestra ministrada pelos engenheiros florestais Maria Eduarda e Felipe, ambos da equipe de relacionamento e treinamento da empresa Aperam Bionergia que instruíram os alunos sobre prevenção de incêndios florestais. A palestra ocorreu para todos os alunos da escola Mestra Bezinha Gandra, visto o impacto e a importância para toda a sociedade Itamarandibana que o tema possui.
Lembrando também que além de termos a maior área de floresta de eucalipto plantada do Brasil, a maioria dos alunos da escola são alunos de comunidades rurais e por isso são diretamente afetados todos os anos, seja por incêndios florestais naturais ou seja de forma criminosa. Na palestra foram abordados os riscos dos incêndios florestais bem com preveni-los além, é claro, de como proceder e se proteger caso se depare com algum foco. Foi explicado também sobre os prejuízos causados à fauna e flora e que acaba afetando a todos de forma geral.
Em continuação do projeto Meio Ambiente na Escola, foi feito também uma visita com alunos do ensino médio à futura Usina de Triagem, Compostagem e Reciclagem de Itamarandiba. Acompanhados pelo Secretário de Meio Ambiente Sr° Erculano, no local alunos e professores tiveram a oportunidade de conhecer a real situação de como o lixo é tratado atualmente e como será após a usina entrar em total funcionamento.
O Secretário ainda explicou que, por se tratar também de um projeto social em conjunto com o ambiental, a usina trará empregos e rentabilidade para as pessoas, principalmente as mais carentes, que poderão trabalhar de forma adequada e assim tirar seu sustento e de sua família de forma digna. Para isso conta com a criação de uma cooperativa onde toda a renda será revertida para as pessoas que ali farão o trabalho de separação do lixo sólido reaproveitáveis, como o papel, plástico, alumínio e outros. Já os materiais como os orgânicos serão transformados através de compostagem em adubos e também revendidos para empresas, setor público e interessados, fomentando assim o agronegócio na região.
Questionado em qual data a usina estará em total funcionamento e desenvolvendo todas as ações acima citadas, o Secretário ressaltou que será em um futuro bem próximo, visto que dependia da liberação de energia para as máquinas e que nos próximos meses vai ser iniciado todo o processo, mas que será um processo em etapas visto a que objetivo é também o social.
Depois de todas as informações recebidas durante esses dias, os profissionais da escola promoveram um dia de lazer em que todos alunos puderam participar e demonstrar efetivamente o que aprenderam e repassar para os colegas através de apresentações teatrais, musicais, vídeos e uma gincana educativa para fechar a semana. Vale ressaltar que maioria dos jogos utilizados foram de materiais que seriam jogados no lixo e posteriormente descartados, mas com criatividade foram transformados em jogos pedagógicos que serão úteis em todo ano letivo.
INSTAGRAM : https://www.instagram.com/mestrabezinha/
FACEBOOK: https://fb.me/MESTRABEZINHA