Os últimos levantamentos feitos pela equipe de Agentes de Saúde de Combates a doenças endêmicas na cidade de Itamarandiba demonstraram um aumento significativo de focos de dengue na cidade.
Segundo o Coordenador da equipe Paulo Gonçalves, o aumento se deve a falta de cooperação de alguns donos de casas e lotes abandonados que não cuidam de suas propriedades, achando que o governo é obrigado a limpar e tirar toda água parada de suas casas. “Faço um apelo quanto ao atendimento dos Agentes em suas residências no combate a esse princípio de epidemia, haja vista que é suma importância a colaboração de toda a população no combate a dengue” disse.
A dengue é uma doença grave e que pode matar. Alguns sintomas são: Febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos entre outras. A transmissão é feita pelo mosquito Aedes Aegypti infectado. O mosquito se reproduz em água parada e para prevenir não se pode deixar água acumular.
Em Itamarandiba segundo levantamento feito pela Secretaria de Saúde foram encontrados vários focos positivos do mosquito infectado sendo nas ruas:
Rua Dona Amélia, bairro Bom Jesus
Rua Progresso, bairro 1º de Maio
Rua São João Evangelista, bairro 1º de Maio
Já nos demais bairro da cidade, foram encontradas larvas porem ainda estão em análise.
Inicia-se no dia 13 de janeiro o tratamento focal, na qual todos os agentes irão em todas as casas da cidade para orientar e combater os focos do mosquito. Vale ressaltar que existe uma punição sujeita à multa para as pessoas que não colaborarem com a saúde pública, como proprietários de lotes e casas abandonas e até mesmo moradores em suas próprias residências com entulhos que acumulem água parada.