O fato aconteceu na região central, próximo ao edifício Rocha Mourão, por volta das 10h20 da manhã desta quinta-feira, (17/07). O condutor do Fiat Estrada preto, que não era o proprietário do veículo, foi surpreendido quando acionou a chave na ignição e, de repente, houve a explosão. Saía fogo de dentro do capô do veículo, fazendo com que o motor ficasse completamente danificado.
No momento em que houve a arrebentação súbita, um ruído violento fez com que as pessoas ao redor se assustassem e sentissem um tremor. Quem estava próximo ao local, trabalhando ou estudando, saiu para verificar o que estava acontecendo. Várias pessoas se mobilizaram na tentativa de controlar as chamas, com extintores de incêndio, mas sendo insuficientes, tiveram que usar os extintores do edifício comercial Rocha Mourão, onde o carro estava estacionado a frente. Após cerca de dez minutos, o fogo foi controlado.
A preocupação naquele momento era de que houvesse outra explosão, acarretando maiores danos materiais e trazendo riscos para quem estava ao redor. Felizmente, não houve nenhum ferido.
A Polícia Militar esteve no local e, posteriormente, o veículo foi rebocado para uma oficina mecânica.