“Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: proteção e prioridade ao pedestre”
A Semana Nacional do Trânsito, ocorrida no período entre 18 e 25 de setembro, visa difundir, popularizar e conscientizar os cidadãos de que todos são pedestres e têm muita responsabilidade no uso das vias urbanas ou rurais, seja locomovendo-se a pé, utilizando qualquer tipo de transporte rodoviário, utilizando bicicletas, carroças ou andando a cavalo.
Durante a Semana Nacional do Trânsito, houve realização de atividades educativas com o intuito de enfatizar o lema escolhido, pois “no trânsito, somos todos pedestres”.
Segundo o Sargento Orlando, da Polícia Militar de Itamarandiba, “A PM, visando o bem estar social e diante das operações, pretende, em si, fazer com que a sociedade venha se conscientizar da necessidade e importância de um trânsito seguro aqui na nossa região. A policia, cumprindo o cronograma, o qual é extenso e que é pela ONU, tem feito essas atividades em parceria com as escolas, com o DER, e também com a Polícia Rodoviária Estadual. Pretendemos, através de nossas ações, alcançar o público escolar fazendo blitz, panfletagens e palestras nas salas de aula, conscientizando os alunos que são os multiplicadores dessas informações relativas à segurança pública e pertinente ao trânsito do nosso município.”
Essa iniciativa busca reduzir pela metade os óbitos provenientes de acidentes de trânsito durante o período de 10 anos. Se tal medida não fosse tomada, a Organização Mundial da Saúde – OMS – estima que 1,9 milhão de pessoas poderiam morrer no trânsito em 2020 e 2,4 milhões, em 2030. Entretanto, esses dados assustadores serão afastados com ações de prevenção e educação no trânsito – tal como está sendo feito na Semana Nacional de Trânsito.
A Polícia Militar de Minas Gerais divulgou um panfleto com as seguintes orientações:
· Antes de viajar verifique as condições de uso de seu veículo: limpador de pára-brisa, estepe, pneus, sistema elétrico, freios. Prevenir é a melhor medida;
· Lembre-se de trazer consigo os documentos de porte obrigatório: CNH e CRLV;
· Observe as normas de circulação e obedeça à sinalização;
· Contribua para a harmonia no trânsito, não se expondo à situação de risco, como ultrapassagens proibidas, excesso de velocidade e imprudência;
· Use capacetes, equipamentos e cinto de segurança;
· Diante dos obstáculos e contratempos, exercite a tolerância no trânsito;
· Jogar lixo nas vias é infração de trânsito. Fósforos e cigarros podem provocar incêndios;
· O uso de bebida alcoólica e direção de veículo automotor não combinam. Além de trazer riscos ao condutor e demais usuários, pode configurar crime e/ou infração de trânsito.
Seguindo tais orientações, é possível um trânsito seguro em todo lugar, inclusive nos municípios de Itamarandiba e Carbonita, as quais contam, agora, com mais uma medida em prol da segurança e em prol da busca por um trânsito melhor.