Foi realizada na manhã do dia 14/06/13, no salão da Secretaria de Educação, uma reunião com a Polícia Militar, para discutir o projeto Rede de integração e Proteção.
Diante da impossibilidade de se fazer onipresente, a Policia Militar dispõe da estratégia, na qual funcionários de instituições financeiras, tais como Agências Bancárias, Casas Lotéricas, Agências do Correios que funcionam como bancos postais, pontos de recebimentos de valores e locais onde existam caixas eletrônicos, adotam procedimentos, devidamente orientados pela PMMG, visando protegerem-se recíproca e simultaneamente, funcionando como uma rede de proteção.
Estiveram presentes o 3° SGT Orlando - Sub. Comandante e Coordenador do PROED, SGT Alcântara – Analista Criminal, Vice-Prefeito Valdessí Fernandes, representantes do Poder Legislativo, Executivo e também representantes de bancos e comércios da cidade.
“A Polícia Militar do 3° Pelotão de Itamarandiba entendeu que deveria desenvolver atividades para fazer frente à criminalidade, nada mais nada menos do que conscientizar da sociedade, comércios locais e também os bancos, onde há caixas com movimentação de dinheiro para que todos possam estar nos auxiliando, pois no artigo 144 da Constituição Federal, fala que a Segurança Pública e um dever e responsabilidade do Estado, mas direito e responsabilidade de todos” disse 3° SGT Orlando.