A Polícia Militar se deslocou até a zona rural de Itamarandiba na noite de terça-feira, 14/01, por volta das 22hs, mais precisamente no distrito de Padre João Afonso, onde segundo informações, um homem de 20 anos de idade, havia ateado fogo em sua própria residência e cortado os órgãos genitais na tentativa de se matar.
Uma viatura com dois policiais atenderam a ocorrência e constataram que na residência que estava em chamas, havia um homem nu, próximo da casa, portando arma de fogo de fabricação caseira.
Com muitas ameaças de tirar a própria vida e gritar que iria matar quem se aproximasse, os policiais foram obrigados a recuarem para elaborar um plano de ação e devido às circunstâncias foi pedido apoio de mais efetivo no local.
Na tentativa de dialogo, o homem declarou que tinha cortado o próprio órgão genital e o saco escrotal, além de ter cortado o pescoço. O SAMU foi acionado e esteve no local na tentativa de convencer o homem a ser atendido em um hospital, mas o autor ficou irredutível ao socorro.
Após várias horas de conversa entre os policias e o homem, o plano de ação foi posto em prática, dois policias se deslocaram pelo lado esquerdo da residência, utilizando como caminho o leito do rio, próximo a casa, outro policial se deslocou do lado direito, utilizando a mata ciliar como cobertura e ficando um policial a frente da casa para manter o contato com o autor. Ao se aproximarem os policiais notaram que o homem estava com a espingarda carregada e um facão de 45 centímetros de lâmina. Em um momento de distração o autor foi desarmado e imobilizado.
Após o fim do desfecho, o SAMU deu início aos primeiros socorros e conduziu o ferido ao Hospital Itamarandiba, onde foram constatados cortes no pescoço de aproximadamente 15 centímetros de comprimento e com grande profundidade e mutilação total dos órgãos genitais.
Após o atendimento feito pela equipe médica em Itamarandiba, o paciente já lúcido e arrependido de seus atos, foi transportado para a cidade de Belo Horizonte para continuar o tratamento.