Foi sobre um carro que estava estacionado na Praça da Matriz, em frente à Floricultura Itaflor, que caíram galhos da árvore Ipê Amarelo. A sorte é que não havia ninguém dentro do veículo e os galhos não eram tão pesados. O fato ocorreu por volta do meio-dia de hoje, horário quando, normalmente, há maior fluxo de estudantes indo ou voltando da escola. Os alunos que passavam pelo local ajudaram, retirando os galhos da árvore; entretanto, o proprietário do veículo ainda não tinha aparecido.
Uma situação semelhante a essa ocorreu, há muitos anos, quando o tradicional e centenário cedro da Praça da Matriz caiu em cima de veículos que ali estavam estacionados. A diferença é que os estragos foram relativamente maiores, devido ao tamanho e peso daquela árvore.
Marca registrada na Praça da Matriz, o Ipê é uma árvore que, além de ter uma excelente qualidade em sua madeira, possui belos efeitos ornamentais e decorativos. Ele floresce de julho a setembro e frutifica em setembro e outubro. No inverno, porém, a árvore se apresenta totalmente despida de folhas e flores.