A Polícia Militar, recebeu hoje, 05 de janeiro de 2015, uma denúncia de furto a um bar no distrito de Penha de França. Imediatamente uma patrulha rural se deslocou até a localidade para apurar os fatos. Após contato com a vítima, a mesma denunciou dois homens por terem praticado o furto. Então, os policiais foram à procura dos autores, sendo que um não foi encontrado. O outro autor estava em uma residência na comunidade de Serra dos Martins.
Com base nas informações, os policiais se deslocaram para Serra dos Martins, e encontraram na residência do pai do autor uma espingarda poveira sem registro. Também foi encontrado um carro, placa HMB-7957, mas devido à ausência de telefone e comunicação via rádio da polícia, não foi possível averiguar as condições do veículo. Quando chegaram em Itamarandiba, os policiais e o autor, foi verificado que o carro foi furtado em Belo Horizonte, e então, a polícia se deslocou novamente até a localidade para apreendê-lo.
Por fim, chegando novamente no município, às 17:40 horas, os policiais tiveram que se deslocar para Capelinha, para que o preso fosse levado à presença da autoridade de plantão, uma vez que a Polícia Civil de Itamarandiba não tem delegado plantonista. Segundo a Resolução Conjunta nº 149, de 16 de setembro de 2011, que institui o protocolo de atuação operacional para registro e tramitação de ocorrência policial em infrações penais, em localidade que não disponha de delegacia de Polícia Civil, em regime de plantão, nos dias úteis, entre 18:30 e 8:30 horas, bem como nos finais de semana e nos feriados, a Polícia Militar procederá ao atendimento das ocorrências policiais na cidade plantonista mais próxima e que é referência.
Segundo a vítima do furto, foram subtraídos do local: 20 caixas de cerveja Glacial lata, 02 caixas de cerveja Brahma lata, 30 caixas de cerveja Skol lata, 12 unidades de refrigerante Sprite lata, R$ 45,00 reais em moedas, 01 contracheques, 12 refrigerantes Pepsi 200 ml, 01 litro de vinho branco, 06 Coca-Cola de 200 ml, e 12 garrafas de cerveja sub-zero.
Segundo os soldados que realizaram a ação, Sd. Barbosa e Sd. Vinicius, “A principal dificuldade encontrada foi relacionada à comunicação. Fomos até a vítima do furto, deslocamos até a casa de um dos autores e não o encontramos. Encontramos o segundo autor na Serra dos Martins. Quando abordamos o dono da casa, para que autorizasse a entrada, entramos e encontramos uma arma de fogo. Fizemos a condução do dono da arma de fogo e quando chegamos em Itamarandiba, verificamos que o veículo foi furtado e então nos deslocamos novamente para a localidade para apreender o carro. Foram 188 Km percorridos e tempo total de 11 horas para atender à ocorrência.”, disse.