Diante da demanda da comunidade, da audiência pública realizada no dia 14 de abril, e em atendimento aos políticos e comerciantes locais, os quais demonstraram bastante preocupação com a segurança pública, realizou-se uma força tarefa na cidade de Itamarandiba nos dois últimos finais de semana.
A Polícia Militar reforçou o policiamento da cidade para trazer mais tranquilidade para a população. Diante disso, foram realizadas duas operações: uma na quinta-feira, 8 de maio; e outra, na sexta-feira, 16 de maio. Na operação do dia 16 de maio, que contou com cerca de 25 policias, foram feitas 9 apreensões de veículos, 15 notificações de trânsito, uma ocorrência com apreensão de drogas e apreensão de uma pequena quantia em dinheiro.
Na força tarefa, militares de outras cidades foram deslocados para Itamarandiba, a fim de reforçar o policiamento da cidade. Segundo o comandante da Polícia Militar, Tenente Rocha, a lei está para todos, pois um policial civil foi abordado em uma blitz e constatado irregularidades no veículo e o caso foi passado para o delegado que tomará as providências junto ao caso. Ainda, segundo informações do Tenente, o índice de criminalidade no município, em comparação com o ano de 2013, está menor. As blitz continuarão sendo realizadas e vale ressaltar que veículos estacionados também poderão ser alvo de vistoria.
Tais operações visam a promoção da segurança pública, por meio da realização de blitz e, consequentemente, uma vistoria nas pessoas e veículos para averiguar se há porte de armas ou drogas. Há ainda equipes de repressão qualificada em vários pontos da cidade.