Agora com dois delegados, as cidades de Itamarandiba, Carbonita e Aricanduva passam a ter ainda mais segurança
Após duas passagens marcantes na cidade de Itamarandiba, com ótimo serviço prestado à comunidade, foi apresentando na tarde desta segunda-feira, 8 de setembro, na Câmara Municipal de Itamarandiba, o novo Delegado de Polícia Civil, Dr. José Olegário.
Para recebê-lo, estiveram presentes o Prefeito Municipal de Itamarandiba, Erildo Gomes, o Presidente da Câmara Municipal, Eduardo Moreira, vereadores, Jair Lopes, Vanderlei Carneiro, Siderley Sena, Sebastião de Oliveira, Marcos Morais e Valdir Santos, Vice Prefeito, Valdeci Pikár, Juiz de Direito, Dr. Rodrigo Braga, Delegado Dr. Vinícius de Barros, além da sociedade civil organizada que lotou o espaço da Câmara.
Na oportunidade, o Delegado José Olegário falou sobre sua maneira de trabalho e pediu a colaboração da comunidade para fortalecer a segurança pública na cidade. “Resumidamente é preciso que a sociedade entenda esse trabalho, que é um trabalho que precisar ser feito, realizado e exercitado por todos nós, seja a Polícia Civil, Polícia Militar, Judiciário, Ministério Público, Prefeitura, Legislativo e a sociedade são fatores dessa situação, e precisa se enfronhar se ajuntar para que, esse trabalho e esforço em comum, surta o efeito necessário. Se nós não fizermos e sociedade não entender que segurança pública, ela é uma responsabilidade e um dever de todos nós, não apenas de um ou outro grupo, nós iremos avançar um pouco no combate a criminalidade. Mais do que combater a criminalidade eu tenho como meta a prevenção do crime, eu não quero que um jovem ou um adulto morra, não quero que uma loja seja roubada, eu quero evitar que isso ocorra, e pra isso é que se faz necessário essa união de esforços, principalmente a sociedade que consegue ver e ouvir, aquilo que eu não consigo ver e ouvir no tempo necessário, e quando chegar em conhecimento da polícia e havendo essa união de esforços o êxito pretendido será alcançados com muito mais eficácia e eficiência e mais presteza. O problema é de todos nós, cada um precisa fazer sua parte, desde casa, cuidando de seu filho de seu parente e ver o que ele está fazendo, evitando cometer atos de infrações. A polícia está aberta para poder junto com a sociedade buscar uma solução com eqüidade, harmônica e o mais pacífico possível e menos traumático possível e acima de tudo e principalmente, Deus nos governado, por se Deus não guardar a cidade em vão vigia o sentinela e Deus nós abençoe". disse.
O Presidente da Câmara, Eduardo Moreira afirmou a importância do fortalecimento da segurança pública com os dois delegados na cidade e falou do envolvimento da sociedade como colaboradores das ações a serem tomadas pela polícia. O Presidente destacou ainda, a união de todos os poderes, executivo, legislativo, judiciário e polícia Civil e Militar, trabalharem unidas em busca de reduzir os índices de criminalidade no município.
Nos últimos anos, a criminalidade vem crescendo significativamente na região, principalmente em Itamarandiba com vários casos de assassinato, furtos e assaltos à mão armada, além de outros delitos.
Com muitas cobranças por parte da sociedade e na busca de melhorias na segurança pública, no dia 1º de agosto, o Prefeito Erildo Gomes anunciou a chegada do novo delegado à Itamarandiba em sua página no Facebook. O Prefeito Ressaltou os dois anos que a cidade ficou sem nenhum delegado e também ressaltou que, após tantas reuniões, ofícios e cobranças, os esforços deram resultado, frisando ainda que, pela primeira vez, Itamarandiba conta com dois delegados atuantes no município.
O primeiro deles, apresentado em 1º de abril de 2013, o delegado Dr. Vinícius de Barros Mendonça foi anunciado após um longo período sem delegado e recentemente o Dr. José Olegário retornando a Itamarandiba. Como já é de conhecimento de todos, além da cidade de Itamarandiba, os dois delegados atenderão as cidades de Carbonita e Aricanduva, as quais fazem parte da mesma comarca.
A segurança pública, portanto, envolve a prevenção e a justiça na defesa dos direitos dos cidadãos. Dessa maneira, objetiva-se tornar a região distante de roubos, furtos e quaisquer formas de violência, fazendo com que esses tristes números de criminalidade sejam cada vez mais regressivos.