No dia 14 março, militares foram informados quanto a uma pessoa ferida por disparo de arma de fogo em Itamarandiba. No local, a testemunha informou que uma criança apossou-se de espingarda de ar comprimido adaptada para cal. 22 e acidentalmente efetuou disparo que acertou abdômen da vítima. A vítima foi socorrida pelo SAMU até ao Hospital Municipal Geraldo Ferreira Gandra, chegando consciente ao hospital, a Polícia não informou o estado de saúde da vítima. A criança foi deixada sob responsabilidade dos pais. A arma foi apreendida e encaminhada à Delegacia de Polícia Civil. O proprietário da arma e do sitio não foi localizado.
Policiais Militares efetuam apreensão de arma de fogo, homem teria atirado acidentalmente na própria perna
Na data de 15 de março, os militares foram acionados via telefone pelo hospital de Itamarandiba, com informação de que teria dado entrada ao pronto socorro um indivíduo com lesão na perna por arma de fogo. Diante da informação, os militares deslocaram até o hospital e fizeram contato com o autor, que confessou que estava portando uma arma de fogo e tal arma disparou em sua perna acidentalmente, sem informar onde estaria a suposta arma. Após varias diligências, os militares lograram êxito em encontrar a arma de fogo, uma espingarda cartucheira cal .32 de fabricação artesanal, em um terreno baldio em frente a casa do suspeito no povoado. Após recebimento de alta da unidade de saúde o suspeito, foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil com a arma apreendida.
Policiais Militares efetuam prisão de autor com mandado de prisão em Itamarandiba
Na data de 14 de março, durante Operação Batida Policial, militares depararam com indivíduo em atitude suspeita, o qual demonstrou bastante nervosismo ao visualizar a Viatura Policial. Ao ser procedida a busca pessoal, foi constatado que o abordado estava com mandado de prisão em seu desfavor. Assim, o autor foi preso e conduzido à Delegacia de Polícia Civil de plantão em Capelinha.