Para Edvaldo Souza, era só mais um final de semana curtindo um momento de lazer com seu aeromodelo, no campo de avião. No entanto, não poderia imaginar que, em sua frente, passaria uma linda imagem da natureza: um tamanduá.
Ao ser perguntado sobre como foi ter tirado a fotografia desse animal em extinção, Edvaldo Souza disse se sentir muito feliz por ter tido a oportunidade de registrar um dos animais mais característicos da fauna brasileira. Emocionado, relatou que “Eu nunca tinha visto um tamanduá de perto, somente pela TV. No momento, não pensei em outra coisa, senão registrar em fotografia. É um animal em extinção e, torna-se ainda mais especial, encontrá-lo aqui em Itamarandiba. Sinto-me privilegiado em ter chegado perto dele para tirar algumas fotos. Foi muito legal e temos que preservar nossa fauna, pois uma beleza desta não é todo dia que a gente tem a oportunidade de ver.”
O tamanduá é um animal que se alimenta de formigas e cupins, seu peso pode chegar a 40 kg e o comprimento a 1,8 metros. Infelizmente, é um animal que se encontra em extinção, e a fêmea tem apenas um único filhote por ano. Outro grande problema enfrentado é a destruição de seu habitat natural.