Barra do Piraí - Nascida em 1920, na cidade de Itamarandiba (MG), Maria de Lourdes Costa Coimbra, filha de Maria José Barroso Costa e José Maria Leonardo Costa, ambos apelidados de ‘Zezé’, foi criada numa família simples com vocação artística formada por dez filhos, sendo oito mulheres.
Quando menina destacava-se pela leitura, sendo os galhos das árvores no quintal da humilde residência em Itamarandiba, locais favoritos para Maria de Lourdes passar horas e horas mergulhando nas histórias contadas em livros.
De cidade em cidade, sempre acompanhando o espírito aventureiro de seus pais, Maria de Lourdes ajudava no desenvolvimento de atividades consideradas de vanguarda, como cinema e teatro, e ainda, exibindo o primeiro carro, que teve suas peças paulatinamente vendidas para custear o sonho de se tornar educadora.
Já em Diamantina (MG), com seus pais investindo as economias na abertura de uma pensão, Maria de Lourdes finalmente foi matriculada numa escola convencional, Colégio das Irmãs Vicentinas, onde estudou até concluir como normalista o curso de formação de professores. Em 1941, residindo com uma tia na cidade de Carbonita (MG), Maria de Lourdes teve sua primeira experiência como professora.
Católica praticante, Maria de Lourdes conheceu José Maria Coimbra, frequentador assíduo da pensão de sua família em Diamantina, com quem, após um namoro embalado por serenatas, casou-se em 1948 na igreja Nossa Senhora de Lourdes, no bairro São Roberto, na cidade de Gouveia (MG). Em 1949 o casal se mudou para Barra do Piraí (RJ), onde o cunhado de Maria de Lourdes, Dom José André Coimbra, era bispo diocesano.
Em Barra do Piraí a professora Maria de Lourdes Costa Coimbra teve participação importante na fundação da escola do bairro Artur Cataldi “Coimbra”, localidade onde implantou o projeto MOBRAL ministrando aulas de alfabetização para adultos e idosos no armazém de seu marido José Maria Coimbra e com o auxílio de lamparinas, já que não existia energia elétrica na localidade.
A professora Maria de Lourdes se dedicou a construção da Igreja Católica no bairro Artur Cataldi “Coimbra”, e, com sua preocupação social fundou a primeira sede dos alcoólicos anônimos, que ficava localizada no bairro de Santana. Aprofundando-se nos estudos da milenar yoga a professora ensinou seus fundamentos durante 15 anos.
Deixou raízes nesta cidade, onde nasceram seus seis filhos, sete netos e três bisnetos, que vivem em Barra do Piraí até os dias de hoje.
Viúva de José Maria Coimbra em dezembro de 1997 e falecendo em abril de 2013, a professora Maria de Lourdes Costa Coimbra deixou um legado de perdão incondicional, generosidade sem igual, amor, coragem e determinação.
Por causa do casal José Maria Coimbra e Maria de Lourdes Costa Coimbra, o bairro Artur Cataldi também é conhecido em Barra do Piraí como bairro do Coimbra.
Fonte: folhavaledocafe