Harmonia Musical: Como tudo começou

Jan 30, 2014 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

A música é uma forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e ritmos, seguindo uma pré-organização ao longo do tempo. É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana.
Nos últimos anos, a música tem ganhado espaço em Itamarandiba, várias são pessoas que se interessaram por esta arte milenar, umas pelo canto e outras pela parte instrumental. Isso pode ser comprovado através das fichas de inscrições da escola Harmonia Musical. Segundo a Diretora, Simone Gandra, são mais de 200 alunos contabilizados no final de novembro de 2013, sendo mais de 150 apenas em Itamarandiba.
Grande parte desta conquista se deve ao método diferenciado de passar o conhecimento para os alunos. O jovem Professor Júnior Reis é o fundador e proprietário da Escola Harmonia Musical. Por isso vamos entrevista-lo e saber como tudo começou em sua carreira.
*Itamaradiba Hoje: Qual seu nome e a sua idade?

 Júnior Reis: Me chamo Afonso Pereira dos Reis Júnior conhecido pelo nome artístico (Júnior Reis) e tenho 23 anos.
*Itamaradiba Hoje: Onde você nasceu?
Júnior Reis: Sou nascido na comunidade de Penedo que faz parte do Distrito de Santa Luzia e fica a uns 60 km da sede do município mas, fui criado na cidade de Coluna, onde recebi as primeiras influências Musicais.
*Itamaradiba Hoje: Com quantos anos você começou a tocar e por que a preferência pelo violão?
Júnior Reis: Comecei aos 13 anos de idade, me sinto um pouco velho no ramo pois já tenho 10 anos de corda. Já a preferência pelo violão foi devido ao estilo de música que escutava na infância, como Almir Sater, Renato Teixeira entre outros, sempre fui fascinado por música sertaneja de raiz.
Itamaradiba Hoje: Qual o segredo para tanto sucesso?
*Júnior Reis:Primeiramente uma boa equipe de profissionais, na oportunidade, quero agradecer a todos as pessoas que trabalham comigo. Outro ponto que tem feito a diferença para o crescimento da escola, são os alunos que tem o interesse em aprender e além de tudo paciência, pois não é de um dia para outro que Brasil foi penta campeão mundial, teve que passar mais de 50 anos até 2002 para ser campeão reconhecido.
Itamaradiba Hoje: Como é sua vida hoje?
Júnior Reis: Muito corrida, sempre acordo as 06hs bem cedinho, já as 7hs estou na escola para trabalhar, isso quando não tenho que ir para as demais escolas da região e tenho que levantar mais cedo ainda. Atualmente, supervisiono escolas nas cidades de Carbonita, Coluna, Aricanduva, além de Itamarandiba na sede e localidades da zona rural. Irá aumentar mais escola na cidade de Senador Modestino Gonçalves já no mês de janeiro, graças a Deus.
Itamaradiba Hoje: Para as pessoas que queiram aprender um pouco sobre a música, qual seria sua dica?
Júnior Reis: Não existe esse negocio de dom, o que faz acontecer é a vontade e determinação de cada pessoa nas lições passadas pelo professor. Uma coisa muito interessante é como a pressa da pessoa em aprender a impede, deixando o nervosismo falar mais alto. Por melhor que seja o professor, este é responsável por apenas 10% do aprendizado, 80% depende do aluno, já os 10% restantes são a escolha do instrumento certo.
Itamaradiba Hoje: Como é lidar com o lado empresarial da escola?
Júnior Reis: Quando comecei em 2011, a expectativa era para 20 alunos, mas com apenas 3 meses chegamos aos 50 alunos inscritos, foi aí que caiu a ficha, e tive que investir tanto em mão-de-obra como em infraestrutura. Hoje a Escola em Itamarandiba está situada na Rua Primeiro de Maio, n°405, e no próximo ano vamos inaugurar a nova matriz. Com isso a escola passará ser conhecida como conservatório para aprofundar mais os estudos.
 

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
HomeBelezas da TerraEstudar música antes dos 7 anos de idade faz a criança ficar mais inteligente