A Festa de Nossa Senhora do Rosário em Itamarandiba iniciou-se no dia 3 e termina, hoje, 12 de outubro – Dia de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças.
Com o lema “Senhora do Rosário, apelo para uma autêntica vida cristã”, a celebração foi realizada pela Arquidiocese de Diamantina Paróquia São Sebastião – Mons Geraldo das Graças Borges.
Os festeiros deste ano foram Luzia e Nô, e seus filhos, Messias e Jeane, participaram com grande fé da procissão que se iniciou às 9h da manhã, partindo da Praça Tancredo Neves.
A Festa de Nossa Senhora do Rosário, além de ser uma celebração da fé, é também uma maneira de resgatar a cultura religiosa de nossa cidade. Muitos grupos de marujos participaram – como o “Grupo de Marujos Raízes da Terra”, de Itamarandiba; e o grupo de Marujos “Marujada Rainha da Paz”, de Diamantina.
Com traje específico, viola, rebeca, violão, sanfona, pandeiro, caixa artesanal, reco-reco, cavaquinho, capacete, os marujeiros soltaram a voz em celebração à Nossa Senhora do Rosário.
Segundo Zé Paulo, comandante do “Grupo de Marujos Raízes da Terra”, “Apresentar-se na Festa do Rosário é uma imensa alegria. A Marujada, por sua vez, traz esse resgate da cultura religiosa da cidade, a qual estava se desaparecendo. É preciso que os jovens assumam essa tradição e contribua para a manutenção de nossa cultura religiosa.”
Além dos Marujos, muitas crianças estavam vestidas lindamente, carregando o Rosário de Nossa Senhora; e muitos grupos de oração carregavam cartazes em homenagem à Nossa Senhora do Rosário.
Mais uma vez, Itamarandiba prova que nossa cultura é muito rica e que a tradição religiosa ainda se mantém acesa nos corações dos itamarandibanos.